Pular para o conteúdo
 

 

Perguntas e Respostas Frequentes

Voltar

O alcoolismo, a drogadição e os problemas de ordem mental são transmitidos hereditariamente?


9. O alcoolismo, a drogadição e os problemas de ordem mental são transmitidos hereditariamente?

Os Cientistas começam a descobrir que a genética e o meio ambiente trabalham juntos para determinar a personalidade do homem.

O estudo do ser humano não deve se basear em verdades absolutas e, tampouco, ser taxativo em suas conclusões, pois cada pessoa tem em sua essência a esplêndida possibilidade de adaptação e superação dos problemas e dificuldades através do seu potencial e do convívio social.

O gene apenas fornece uma probabilidade de um traço de caráter, não sendo, portanto, uma garantia de manifestação.

Ao meio familiar e social cabe propiciar o suporte necessário a esta superação, através de influência positiva, disponibilidade dos pais em oferecer amor, cuidados, carinho, compreensão, bem como uma educação onde se incluam também autoridade e limites. Neste sentido, hábitos e costumes sociais, como levar crianças a bares com freqüência, ingerir bebidas alcoólicas, usar drogas, ou mesmo verbalizar elogios a tais atitudes, pela influência que os pais exercem sobre os filhos, podem trazer efeitos tão nefastos à personalidade futura da criança/adolescente quanto os fatores genéticos que são tão temidos por grande parte dos pretendentes à adoção.