Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Notícias Notícias

Voltar

Programa "TJPE vai à Escola" é lançado no Ginásio Pernambucano

Servidores-atores entre os estudantes

Servidores integrantes da Trupe do Faz e Conta entre os estudantes

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano Cruz Cabugá, no Recife, receberam, na tarde da quarta-feira (22/11), a visita de integrantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco para o lançamento do programa "TJPE Vai à Escola". O grupo teatral Trupe do Faz e Conta apresentou a história do Judiciário estadual e da construção Palácio da Justiça; além do papel social que a instituição possui, como forma de aproximar o Poder Judiciário e os cidadãos. Confira mais fotos no álbum do TJ pernambucano no Flickr

Os estudantes também puderam conhecer um pouco da história que cerca o bairro onde o Palácio foi construído, como as ruas, os hábitos e as personalidades envolvidas no surgimento do TJPE. O escultor pernambucano Bibiano Silva, que tem várias de suas obras expostas no Palácio da Justiça, foi um dos nomes citados na peça.

Presidente responde a perguntas dos estudantes

Juiz João Targino e desembargador-presidente Leopoldo Raposo conversam com os estudantes

No encontro, os jovens fizeram perguntas ao presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, que acompanhou toda a apresentação. Quiseram saber como foi a sua trajetória na magistratura e qual perspectiva de futuro para o Judiciário. Para o magistrado, é muito mais fácil aprender a história do Tribunal de Justiça através de uma encenação teatral.

“Muitas vezes, fazemos leituras em livros sobre a história de uma instituição, mas fixamos melhor quando há uma apresentação de teatro como aconteceu aqui. Esse programa tem o objetivo não apenas de aproximar o TJPE dos jovens, mas, sobretudo, tem a finalidade de esclarecer para os estudantes a função do Poder Judiciário. O Judiciário não tem apenas a função de julgar, mas de promover a Justiça. E isso significa dar a mesma oportunidade a todos, como saúde, educação, moradia e trabalho”, ressaltou o desembargador-presidente Leopoldo Raposo.

Estudantes e equipe do TJPE em foto oficial

Equipes do TJPE, estudantes e professores posam para a primeira foto oficial do "TJPE vai à Escola"

A adolescente Juliana Rocha falou da mudança na impressão que tinha sobre o Poder Judiciário antes e depois da apresentação. “É uma iniciativa muito boa pelo fato de a gente poder aprender mais sobre o Tribunal de Justiça. Pudemos ver que a Justiça evoluiu muito e isso ajuda a tirar aquela imagem negativa que a gente tem da Justiça brasileira”, conclui.

Posteriormente, o projeto vai visitar outras instituições de ensino médio da Região Metropolitana do Recife e de todo o Estado. O TJPE Vai à Escola é uma iniciativa do núcleo de Relações Públicas da Assessoria de Cerimonial do Tribunal. Compõem o elenco os servidores Déa Cavalcanti, Jair Rocha, Márcia Passos e Ruby Silva. A peça tem direção cênica, dramaturgia, maquiagem, figurino e coordenação geral da servidora Sônia Bierbard. O texto é uma criação coletiva do grupo. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail cerimonial@tjpe.jus.br.
....................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Marcel Lima | Agência Rodrigo Moreira