Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Notícias Notícias

Voltar

Recife recebeu fórum sobre atividade extrajudicial

Desembargador Cândido saraiva fala para o público

Presidente em exercício, desembargador Cândido Saraiva discursou durante a abertura do evento

O Recife foi sede do IX Fórum de Integração Jurídica, evento realizado nos dias 3 e 4 de agosto, na Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape). O encontro contou com a presença do ministro Humberto Martins e de outras autoridades, sendo organizado com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça em Pernambuco, do Conselho Superior da Escola de Direito Notarial e de Registro, da Confederação Nacional de Notários e Registradores e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil. Confira a cobertura completa na página da Corregedoria.

“É preciso fazer ver que esses importantes serviços evoluíram e se destacam na celeridade na prevenção de litígios, na utilização de novas tecnologias e modelos de gestão, aqui anotando a recente modernização nas relações trabalhistas e seus reflexos nessa atividade, cada vez com maior eficiência, agilidade e segurança jurídica, mesmo cediços da precariedade que ainda assola grande parte das serventias extrajudiciais nas regiões menos povoadas e mais distantes de nosso imenso País”, lembrou o ministro Humberto Martins.

Sob o tema “A análise sistêmica das recentes normativas do Conselho Nacional de Justiça para o extrajudicial”, em dois dias de encontro, foram debatidas as novas tecnologias e metas da Corregedoria Nacional do CNJ para o extrajudicial; a padronização para alteração do nome e paternidade socioafetiva; a ata notarial na usucapião administrativa; a gestão fiscal e tributária das atividades; e a mediação e conciliação.

“Todos esses temas são fundamentais para o pleno exercício das atividades em prol da sociedade e o debate aqui realizado rendeu importantes observações”, declarou o presidente em exercício do TJPE, desembargador Cândido Saraiva, ao lado do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Cerqueira; e do vice-diretor da Esmape, desembargador Evandro Magalhães. Os desembargadores Eduardo Sertório, Eurico de Barros, Jovaldo Nunes e Leopoldo Raposo também participaram do Fórum.

Presidente do Judiciário estadual, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo se encontrava fora do Estado, representando o TJPE no 114º Encontro do Conselho Nacional dos Tribunais de Justiça, em Natal (RN) e não pôde participar do Fórum no Recife. O magistrado estava acompanhado do diretor-geral da Esmape, desembargador Jones Figueirêdo; do desembargador Frederico Neves; e do assessor da Presidência, juiz Sílvio Romero.

Notícias relacionadas

Ministro Humberto Martins visita Corregedoria Geral da Justiça

Palestra do Ministro Humberto Martins marca abertura do IX Fórum de Integração Jurídica

Cinco plenárias movimentaram o IX Fórum de Integração Jurídica
.....................................................................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE – Com informações de Natalie Jesus | Ascom CGJ
Foto: Leandro Lima