Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Notícias Notícias

Voltar

TJPE - 195 anos de uma história marcada por desafios e conquistas

No mês em que o TJPE comemora 195 anos, representantes de órgãos e instituições públicas do Estado falam da importância da atuação do Judiciário estadual. Confira os depoimentos:

“O Tribunal de Justiça de Pernambuco tem sido um parceiro importante no desafio de governar nosso Estado num momento de tamanha crise nacional, atuando conjuntamente em diversas atividades. Na passagem dos 195 anos do TJPE, devemos destacar também o trabalho incansável para aproximar, ainda mais, o Judiciário da população pernambucana, em especial daqueles que mais necessitam do Poder Público."
Paulo Câmara, Governador do Estado de Pernambuco

“Desde os seus primórdios, o TJPE vem atuando como órgão garantidor de efetividade aos direitos elencados na Constituição Federal. Ressalto que, ao longo dos seus quase dois séculos de existência, tem atuado como garantidor das liberdades individuais, dirimindo conflitos em prol de uma sociedade mais justa, humana e fraterna! Parabenizo o Tribunal pela profícua atuação em favor do povo pernambucano."
Manoel Jerônimo de Melo Neto, Defensor Geral do Estado

“A história de Pernambuco passa pelo Judiciário estadual e eu tive a honra de conhecer algumas figuras que construíram essa história, como os desembargadores Nildo Nery dos Santos, Demócrito Ramos Reinaldo e os saudosos desembargadores Benildes Ribeiro e Djaci Falcão. Estou citando os que eu conheço e sei que estou cometendo um equívoco por não mencionar os demais e já peço desculpas aos que não lembrei no momento. Me orgulho de ter participado do Poder judiciário pernambucano e de ter sido desembargador do TJPE. A história do Tribunal de Justiça de Pernambuco é riquíssima."
Og Fernandes, Ministro do Superior Tribunal de Justiça

“O Tribunal de Justiça de Pernambuco vem, ao longo de gerações e gerações, honrando as tradições de elevado saber jurídico de Pernambuco, promovendo a justiça e a igualdade social para o povo pernambucano.” Desembargador Luiz Carlos Figueiredo, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral."
Luiz Carlos Figueiredo, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral

“Já contamos quase dois séculos de uma atuação decisiva do TJPE na vida de parte expressiva da população pernambucana. A asseguração de direitos e o próprio exercício da cidadania passa pela atuação de um Judiciário estadual que a cada dia se mostra mais forte e independente."
Ronnie Preuss Duarte, Presidente da OAB Pernambuco

“A Justiça é um dos esteios do Estado Democrático de Direito. É baseada nela que a sociedade anseia superar seus desafios e reforçar os alicerces da civilização. Dentro destes conceitos, intrínsecos ao bom conduto da vida em comunhão com os valores indivisíveis de justeza e solidariedade, o Ministério Público de Pernambuco, guardião da democracia, caminha lado a lado dos que fazem o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, como parceiros inequívocos para a obtenção do que todos buscamos. Ao mesmo tempo deseja, por ocasião dos 195 anos de existência desta Instituição coirmã, um Poder Judiciário cada vez mais fortalecido e comprometido com o povo do nosso Estado”.
Francisco Dirceu Barros, Procurador-geral do Estado

“O Tribunal de Justiça de Pernambuco, na sua longa história, sempre esteve presente nos acontecimentos relevantes da vida do nosso Estado e contribui, de modo significativo, para a paz social. Somos admiradores da altivez, dedicação e do elevado nível dos seus integrantes, em todas as épocas, que serviram de inspiração para os demais órgãos judiciários surgidos na nossa terra. O TRF5 e a Justiça Federal na 5ª Região, que encontrou abrigo inicial nas instalações físicas do nosso TJ, renova sua gratidão e, com muita alegria, participa de comemorações tão significativas."
Manoel Erhardt, Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

“A atuação dos funcionários que compõem o Judiciário do nosso Estado traz muito orgulho a todos nós. É com muita alegria que comemoramos a passagem dos 195 anos do TJPE, órgão cuja história é marcada por atos de probidade, retidão e eficiência. Sinto-me especialmente honrado em, na condição de Juiz de Direito aposentado, ter integrado este Poder por tantos anos. Parabenizo o atual presidente do Tribunal em nome de todos os que trabalham na instituição, e registro o seu empenho em caminhar, em plena harmonia, ao lado da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado, em direção ao crescimento de Pernambuco.”
Guilherme Uchoa, Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

“Não há como deixar de reconhecer, na vida contemporânea, que o corpo social tem encontrado, no Poder Judiciário, instrumento de materialização dos seus direitos e garantias. Nessa perspectiva, o Tribunal de Justiça de Pernambuco tem acolhido os anseios da população, por meio de suas ações diuturnas, proporcionando-lhe efetivo acesso à justiça e manutenção da paz social. Dessa forma, é inquestionável a relevância da Instituição para a construção de uma sociedade sólida, igualitária e garantidora de oportunidades para todos."
Ivan de Souza Valença Alves, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

As atividades pelos 195 anos são organizadas pelo Gabinete da Presidência e pelas assessorias de Cerimonial e de Comunicação Social do TJPE. As ações contam com o apoio da Diretoria Geral; das secretarias Judiciária, de Gestão de Pessoas, de Administração e de Tecnologia da Informação e Comunicação; da Diretoria do Foro da Capital e das administrações do Palácio da Justiça e do Rodolfo Aureliano; da Assistência Policial Militar e Civil; do Memorial da Justiça de Pernambuco; do Núcleo de Sustentabilidade; do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos; da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; da Coordenadoria da Infância e Juventude; e das diretorias de Infraestrutura e de Engenharia e Arquitetura do Tribunal.

................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE