Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Notícias Notícias

Voltar

TJPE de Portas Abertas em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo recebe visitantes

Turistas reunidos no Salão Nobre do TJPE

Visita ao Palácio da Justiça ampliada a turistas e moradores locais

O Palácio da Justiça abriu as portas para que visitantes possam conhecer as dependências e histórias do prédio que abriga a sede do Judiciário pernambucano. Em 24 de maio, o programa TJPE de Portas Abertas, em parceria com o Projeto Olha! Recife, da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, recebeu cidadãos que ainda não conheciam o Palácio. Relações públicas do Tribunal, a servidora Sônia Freitas guiou os visitantes. Confira mais fotos no Flickr do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Entre os pontos visitados, a capela instalada no prédio em 1988 e a Biblioteca do Palácio da Justiça, que é aberta ao público para consulta. Os visitantes também foram ao Salão Pleno, onde os desembargadores se reúnem, acontece a posse de juízes e da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco a cada dois anos. A visita foi encerrada no Salão Nobre, que fica no 2º andar do prédio e é onde o presidente do TJPE recebe os chefes de Estado, ou são realizadas solenidades diversas.

Durante o passeio, os visitantes adquiriram conhecimento sobre o Poder Judiciário, puderam ver e saber as histórias das esculturas e obras de arte que fazem parte da decoração do Palácio. No final, foram sorteadas duas edições do livro “A Justiça de Pernambuco e seu palácio: inventário do acervo museológico dos bens móveis”, relançado recentemente.

Sônia Freitas, idealizadora do projeto, acredita que a parceria entre a Secretaria de Turismo e o TJPE fortalece as duas ações. “Esse projeto ‘Olha! Recife’ consiste em visitas a vários pontos turísticos, e eles souberam do TJPE de Portas Abertas e resolveram unir, fazer esse circuito pra conhecer o Palácio da Justiça. Eu achei maravilhosa essa união com nosso projeto.”

O visitante Edson Ângelo nunca tinha vindo ao Palácio da Justiça e ficou encantado. “Sou estudante de História, e essa visita é importante, pois agrega novos conhecimentos, inclusive, em um prédio que é histórico. Em nível de história e cultura, enriquece o cidadão” disse.

O TJPE de Portas Abertas é organizado pela Assessoria de Cerimonial por meio de Relações Públicas. O projeto conta com o apoio da Presidência, da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Gestão de Pessoas. Teve início em outubro de 2016 e, a princípio, recebia alunos de escolas públicas. Agora o programa ampliou o público alvo e recebe também servidores do Tribunal que não conhecem as dependências do Palácio e turistas.

A próxima edição do Projeto TJPE de Portas Abertas será para os servidores na quarta-feira (31/5). Informações através do e-mail cerimonial@tjpe.jus.br
..........................................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira