Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Notícias Notícias

Voltar

TJPE e TRT-PE firmam convênio e realizam seminário sobre ética no Judiciário

Desembargadores assinam documento - Lado a lado, Desembargadores Valdir Carvalho, Ivan Valença, Adalberto de Oliveira Melo e Jones Figueirêdo

Desembargadores Valdir Carvalho, Ivan Valença, Adalberto de Oliveira Melo e Jones Figueirêdo

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto Oliveira, assinou, junto ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Valdir Carvalho, um convênio de cooperação técnico-científica na quinta-feira (28/3). O primeiro evento decorrente da parceria entre as Escolas Judiciais (Esmape e EJ-TRT6) das duas instituições será o seminário “Ética na Administração Pública e na Atividade Judiciária”, que acontecerá na sexta-feira (5/4), das 8h30 às 17h. O evento é destinado para magistrados e servidores do TJPE e do TRT-PE, além de estudantes e operadores de Direito, e será realizado na sede da Esmape, Ilha de Joana Bezerra, no Recife.

O diretor da Esmape/TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, destacou a importância do trabalho de cooperação mútua entre as duas instituições. “É nessa magnitude de interesses comuns que as escolas judiciais do Tribunal de Justiça de Pernambuco e do Tribunal Regional do Trabalho se irmanam como irmanados já se encontram os integrantes dos dois tribunais. Tenho certeza que essa aprendizagem será recíproca, muito importante nesse processo conjunto de capacitação.”

“Temos o objetivo de tornar a Escola Judicial mais ágil, gastando menos e com mais eficiência. E uma maneira que encontramos de executar esse propósito foi exatamente fazendo parcerias. Então, tenho certeza que essa primeira iniciativa será extremamente exitosa”, enfatizou o diretor da EJ-TRT6, desembargador Ivan Valença.

Magistrados lado a lado

Magistrados do TJPE e do TRT-PE reunidos no Palácio da Justiça

Estiveram, na reunião, o ex-diretor-geral da Esmape/TJPE, desembargador Eurico de Barros; o assessor especial da Presidência do TJPE, juiz Sílvio Romero; e o coordenador da EJ-TRT6, juiz Rodrigo Samico. O encontro foi realizado no Palácio da Justiça, no Recife.

Inscrição – Para participar do seminário “Ética na Administração Pública e na Atividade Judiciária”, os interessados podem se inscrever gratuitamente. Serão destinadas 220 vagas para cada instituição. Informações através do (81) 3181-5800.

Servidores do TJPE podem se inscrever em www.tjpe.jus.br/intranet

Magistrados do TJPE podem se inscrever através do e-mail ej.inscricoes.magistrado@tjpe.jus.br

Público externo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu87DNuIpB44joKMC-BXN_S1-s-jojxsAypK3OcDClzJTzeQ/viewform

Serviço – Seminário Ética na Administração Pública e na Atividade Judiciária

Data: 05/04/2019
Horário: Das 8h30 às 17h
Local: Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE)
Endereço: Rua Desembargador Otílio Neiva Coelho, s/n, Ilha Joana Bezerra, Recife (PE)

Programação:

- “Ética e Educação: existe uma sociedade ética por natureza?”, com Paulo Alcântara, desembargador do TRT6;

- “Ética na 4ª Revolução Industrial”, com Luís Cláudio Allemand, conselheiro federal da OAB;

- “Ética e Ministério Público”, com Jailda Eulídia da Silva Pinto, procuradora do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco;

- “Entre Ativismo e Garantismo: a Ética do juiz sob a perspectiva do enviesamento decisional e da (im)parcialidade”, com Alexandre Pimentel, juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco;

- “Ética Profissional, Deontologia e Exercício da Advocacia”, com Eduardo Pugliesi, desembargador do TRT6; e

- “Alterações promovidas pela Lei n.º 13.655/18 na LINDB e a ética na Administração Pública e na atividade judiciária”, com Leandro Fernandez Teixeira, juiz do TRT6.
.........................................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE