Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Notícias Notícias

Voltar

TJPE lança ferramenta para acompanhar cumprimento de metas pelas unidades jurisdicionais de Pernambuco

Presidência apresenta ferramenta TJPE Metas que vai acompanhar o cumprimento de metas nas unidades jurisdicionais

O TJPE Metas pode ser acessado por qualquer magistrado ou servidor através da intranet do portal

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lançou, nesta quarta-feira (19/11), uma ferramenta que permite o acompanhamento do cumprimento das metas nacionais do Judiciário por unidade em Pernambuco. O TJPE Metas pode ser acessado por qualquer magistrado ou servidor através da intranet do portal. Trata-se de uma importante ferramenta da gestão voltada para o alcance de resultados que vem sendo realizada pelo presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves.
 
O TJPE Metas é resultado do trabalho das equipes de Parametrização das Metas da Presidência e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal (Setic). Nessa primeira versão, a ferramenta traz dados de todas as varas de 1ª, 2ª e 3ª Entrâncias relativos às Metas 1, 2, 4 e 6, além da taxa de congestionamento. O objetivo é permitir que os magistrados e servidores tenham acesso às informações necessárias para um melhor gerenciamento de suas unidades.
 
Posteriormente, o TJPE Metas contemplará informações sobre a Meta Enasp, o 2º Grau de Jurisdição e os Juizados Especiais. Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, a criação da ferramenta proporciona aos integrantes do Pode Judiciário uma visão completa da Justiça estadual, fornecendo um diagnóstico das unidades jurisdicionais de forma individualizada.
 
"A primeira etapa da implantação prioriza o 1º Grau de Jurisdição porque é onde está concentrado o maior número de processos. Agora, é possível que os juízes e servidores tenham um retrato completo de suas unidades, identificando eventuais problemas e traçando estratégias para aprimorar o desempenho. Nosso objetivo é aperfeiçoar a atuação do TJPE e fornecer uma prestação de serviço melhor à população", ressaltou.
 
Para o gestor de Metas do TJPE, desembargador Mauro Alencar, a ferramenta vai ajudar no controle de cada unidade. "O magistrado e o servidor agora têm um acesso fácil e rápido a uma série de informações, tudo compilado em um único espaço. Além dos percentuais de cumprimento das metas, ainda é possível extrair as listas dos processos pendentes de julgamento." O gestor da Meta Enasp, desembargador Alexandre Assunção, afirmou que a ferramenta deve revolucionar a gestão de processos no TJPE. "Com certeza, vai ajudar muito os gestores", concluiu.
 
O TJPE Metas é atualizado diariamente. Traz informações referentes ao estoque inicial de processos alcançados pelas metas e quantitativos de julgados e pendentes de julgamento. Além do número processual, a lista de feitos pendentes de julgamento disponibiliza dados sobre o último movimento registrado e a data em que foi realizado e ainda podem ser exportadas para planilhas de excel.
 
O lançamento aconteceu no gabinete da Presidência. Também participaram os juízes assessores especiais Eduardo Guilliod e Mariana Vargas, o diretor do Foro do Recife, juiz Saulo Fabianne e as equipes de Parametrização de Metas e da Setic, coordenada por Juliana Neiva.

 

....................................................................................................

Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE

Foto: Assis Lima | Ascom TJPE