Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Notícias Notícias

Voltar

TJPE premia servidores e magistrados no “Muito Além das Metas”

Representantes das unidades vencedoras da edição do programa

Representantes das unidades vencedoras da edição do programa

Magistrados e servidores se reuniram, em 24 de janeiro, para a 4ª cerimônia de premiação do programa “Muito Além das Metas: unidos por um Judiciário cada vez melhor”. Oito unidades jurisdicionais foram agraciadas por seus resultados no cumprimento das Metas 1 e 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na redução da taxa de congestionamento processual e no aumento do índice de produtividade dos servidores. A premiação incluiu certificados para as unidades contempladas, canecas personalizadas do programa para os integrantes do Judiciário que se destacaram e realização de cursos que contemplam juízes e servidores. Confira as fotos da solenidade em https://photos.app.goo.gl/Q5szDCNdrCbF37eU9

Durante a solenidade, realizada no Gabinete da Presidência, Palácio da Justiça, no Recife, as unidades premiadas foram: 32ª Vara Cível da Capital; 1ª Vara de Família e Registro Civil de Olinda; Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Camaragibe; Vara da Fazenda Pública de Ipojuca; Vara Regional da Infância e Juventude de Afogados da Ingazeira;  Vara Única de Belém de Maria; Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Santa Cruz do Capibaribe; e Diretoria de Família do 1º Grau da Capital.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto Oliveira, reconheceu a importância do Programa para a melhoria do Judiciário pernambucano. “No contexto de busca por avanços concretos, implantamos o Muito Além das Metas, um programa de melhoria da produtividade e de reconhecimento, resultado de Ato Conjunto publicado pela Presidência e pela Corregedoria, com o suporte técnico de diversos setores do Judiciário. As experiências de sucesso de nosso Tribunal fizeram parte dessa atividade, aliadas a iniciativas com impacto direto na produtividade, sejam através de cursos de formação continuada, consultorias, gestão colaborativa e incentivos diversos.”

O desembargador avaliou os resultados obtidos e agradeceu o empenho de todos. “Ao analisarmos o programa, aliado a outras experiências do Judiciário, podemos afirmar que colhemos bons frutos. Dentre eles, a redução na Taxa de Congestionamento Processual de 81,5% para 71,8% entre os anos de 2018 e 2019, diminuindo o tempo de duração dos processos. Esse resultado só foi possível graças ao empenho de cada um de vocês aqui e de outros milhares de servidores e magistrados dedicados e empenhados em bem servir a população de Pernambuco. Vocês são exemplares e integram a melhor equipe do Judiciário.”

Em seguida, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Cerqueira, destacou os esforços concentrados para a efetivação e sucesso da iniciativa. “Esta gestão nos marcou essencialmente pela união. O Programa Muito Além das Metas surgiu exatamente desse ideal de fazer com que nós pudéssemos não apenas medir a produtividade das nossas unidades, o empenho dos nossos magistrados e nossos servidores, mas também dar incentivo a essas pessoas por meio de premiações. Nós tivemos a possibilidade de quantificar, de medir, de incentivar e espontaneamente todos aderiram. Parabenizo a todos e digo que nós precisamos continuar dessa forma, trabalhando para que possamos colocar o Poder Judiciário em um patamar de respeitabilidade da população. E esse patamar é atingido quando nós atingimos as nossas metas”, concluiu.

O coordenador do programa e assessor especial da Presidência, juiz Sílvio Romero Beltrão, parabenizou os participantes e agradeceu a todos que acreditaram e construíram o Muito Além das Metas de forma conjunta. “Quando o Programa surgiu, a ideia era poder avaliar as unidades, os magistrados e servidores, e poder reconhecer o trabalho deles no intuito de trazer um incentivo e melhorar a produtividade. Com a realização de um workshop, eles mesmos definiram critérios do Programa, como metodologia e premiações. Então o Muito Além das Metas foi criado a partir de ideias que surgiram dos próprios servidores e magistrados e que nós, junto com a Coplan, conseguimos desenvolver e colocar no papel. A iniciativa é um sucesso em razão da confiança que foi dada pelos desembargadores Adalberto Oliveira e Fernando Cerqueira, juntamente com a colaboração fundamental de vários setores do TJPE.  Este é um Programa que está sempre sendo aprimorado, estamos sempre buscando novas formas de incentivar e de premiar, para chegarmos ao nosso foco que é de melhorar a produtividade e, consequentemente, o bem-estar da população com uma prestação jurisdicional efetiva”, enfatizou.

Em nome dos homenageados, o juiz Vanilson Guimarães de Santana Júnior, do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Santa Cruz do Capibaribe, falou do conjunto de benefícios trazidos pela implantação do programa e agradeceu pela oportunidade. “O Muito Além das Metas incentiva uma concorrência saudável entre as unidades participantes, estimulando um esforço para que sejam atingidas as metas estabelecidas pelo CNJ e pela Corregedoria Geral da Justiça, cujo grande vencedor nesse processo todo é o jurisdicionado, que recebe um serviço mais célere e eficiente. Parabenizo a todos os colegas que alcançaram esse resultado. É necessário muita dedicação e criatividade para a elaboração de novas práticas no nosso Judiciário. Mesmo os que não alcançaram os primeiros lugares, merecem os parabéns pelo esforço e empenho na melhoria dos índices de produtividade das nossas Unidades Jurisdicionais. Por fim, parabenizo a toda a minha equipe pelo comprometimento, profissionalismo e pela dedicação”, comemorou.
..................................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE