Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Notícias Notícias

Voltar

Tribunal inicia funcionamento de novo Data Center em Camaragibe

Prédio do Data Center visto do alto, mostrando todo terreno

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Setic/TJPE) concluiu a instalação e iniciou o funcionamento do segundo Data Center do Poder Judiciário estadual nesse fim de semana (19 e 20 de maio). O Centro de Processamento de Dados, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, passou a funcionar de forma integrada com a estrutura do Data Center do Recife. 

A ampliação do serviço contribui para a aplicação da política de segurança da informação no TJPE, ao garantir confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade dos dados armazenados com investimentos em tecnologia. No Judiciário pernambucano, eletronicamente, tramitam 1.295.846 processos no primeiro grau e 64.377 no segundo grau. 

Com o funcionamento dos Centros de Processamento de Dados de forma interligada, o TJPE amplia as estruturas de armazenamento e segurança das informações digitais. A capacidade combinada dos Data Centers do Judiciário, em Camaragibe e no Recife, ultrapassa os 500 terabytes, ou seja, 0,5 petabytes de informações. 

“O segundo Data Center permitirá ao TJPE alcançar novos níveis de disponibilidade dos seus sistemas, em consonância com o que é previsto no Planejamento Estratégico do Poder Judiciário de Pernambuco, principalmente após a implantação do PJe em 100% da estrutura judicial”, ressalta a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPE, Juliana Neiva.

O Data Center de Camaragibe foi idealizado para atender níveis de segurança e redundância, físicos e lógicos. A unidade está localizada a 12 quilômetros de distância do outro Data Center do Judiciário pernambucano, na Capital, o que é importante para a segurança física das unidades. 

O projeto contou com a colaboração dos seguintes setores: Setic/TJPE, na concepção e criação do projeto; Diretoria de Engenharia e Arquitetura do TJPE (DEA/TJPE) foi responsável pelo projeto de construção do edifício; e empresa Aceco TI, que auxiliou no fornecimento da solução de Data Center. Esse serviço envolveu salas de equipamentos e infraestrutura, como geradores, nobreaks, conectividade e climatização.

.......................................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Foto: Equipe | Setic TJPE