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Adoção e Cidadania na Escola

Finalidade  

Promover uma maior aproximação do Poder Judiciário junto à sociedade, contribuindo para a familiarização de educadores, pais e alunos com os conhecimentos jurídicos

básicos relacionados aos direitos fundamentais da criança e do adolescente, com destaque para o direito à convivência familiar e comunitária e com isso desmistificar, reconstruir e ampliar os conceitos acerca do que define uma família e como ela pode ser construída.

A intenção é de contribuir na transmissão dessas interpretações para a criação de uma sociedade fundada em valores de respeito e tolerância, na qual o espaço para preconceitos e discriminações será, ao menos, minimizado.

Com tal iniciativa, junta-se ao trabalho do Grupo de Estudo e Apoio a Adoção- GEAD/Recife um esforço institucional dos Poderes Judiciário e Executivo, no sentido de possibilitar que as informações seguras sobre o processo adotivo e a importância do direito à convivência familiar e comunitária cheguem a um maior número de pessoas.

Execução

Preparar e capacitar os coordenadores e professores da área educacional para trabalharem e divulgarem os conteúdos do tema da adoção e seus corretos procedimentos, desenvolvendo competências para lidarem com o assunto numa situação fática.

Refletir sobre adoção como processo de construção de afeto, com as famílias das escolas;

Desenvolver atividades com os alunos, através dos professores, sobre a temática da adoção, utilizando-se da ferramenta da cartilha Adoção em Quadrinhos, lançada pela CEJA-PE, em 2010, bem como de uma nova cartilha elaborada pela CEJA/PE, denominada: Direitos da Criança e do Adolescente: Uma Atitude Adotiva, a qual enfatiza o direito fundamental à convivência familiar e desmistifica a família adotiva;

Despertar o interesse dos alunos através de jogos interativos sobre o tema, na versão on-line, vinculando-o na internet (site da CEJA/PE) como também distribuir, nas salas de aula, jogos na versão física (jogo da memória; dominó, quebra-cabeça, perguntas e respostas).