Pular para o conteúdo
 

 

Projeto Conhecer Virtual

Apresentação do Projeto Conhecer Virtual - documento em formato PDF e tamanho de 1,14 MBO Projeto Conhecer Virtual tem como objetivo favorecer um contato inicial, através de videoconferência, entre adotante e adotando de localidades diferentes, minimizando o surgimento de possíveis problemas durante o estágio de convivência, concretizando assim o sucesso da adoção.

Realizado pelo Núcleo de Apoio à Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja-PE) com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o Conhecer Virtual vai permitir que os profissionais do TJPE que irão acompanhar o estágio de convivência possam conhecer os pretendentes antecipadamente. Os adotantes também vão tirar suas dúvidas a respeito do processo de adoção e da criança/adolescente a ser adotada. A equipe da instituição de acolhimento repassará informações importantes sobre a criança/adolescente e orientará os adotantes como também os pretendentes e adotandos darão início a construção de vínculos afetivos.

Sendo assim, um contato anterior ao estágio de convivência, nos casos de adoções em que a distância seja um aspecto relevante, possibilita a observação e acompanhamento nos momentos iniciais de empatia entre adotantes e adotandos. Também possibilita o aumento do sucesso nas adoções, minimizando eventuais frustrações advindas de idealizações e fantasias dos envolvidos.

Neste sentido, a videoconferência torna mais ágil o processo de adoção, diminuindo a ansiedade de ambas as partes, proporcionando espaço para esclarecimento de questionamentos que possam surgir diante do primeiro contato, desencadeando consequentes benefícios para o processo como um todo.

De maneira geral, o projeto contribui para maior sucesso dos processos de adoção nacionais e internacionais, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes do estado de Pernambuco, que não puderam permanecer com suas famílias de origem.

Videoconferência em Recife, Caruaru e Petrolina

O Conhecer Virtual é realizado, através da videoconferência, nas Salas do projeto Depoimento Acolhedor, em Recife, Caruaru e Petrolina, podendo ainda ser realizado em outras locais. Posterior será implantado na estrutura das demais Varas Regionais da Infância e Juventude, as quais se localizam nas sedes das circunscrições judiciárias, como também propõe-se parcerias com os outros estados, uma vez que é possível aproveitar a integração nacional possibilitada pelo CNA.

A videoconferência também pode ser realizada com usuários externos,  através do envio de um convite com um link de acesso para reunião virtual. Para isso, faz-se necessário os seguintes itens: computador, câmera, microfone e conexão com a internet.

O sistema utilizado para as videoconferências é o Lync, um software da Microsoft, o qual teve a licença adquirida pelo TJPE. Por este fato a segurança da informação é fortalecida, uma vez que o próprio Tribunal administra o servidor com os dados obtidos em cada videoconferência.  A escolha por este software destaca-se pelo motivo de o mesmo atender à política de segurança da informação estabelecida pelo TJPE. Através do Lync é possível realizar videoconferências e gravá-las para registro. Para utilização do Lync, os usuários da rede do TJPE deverão ser cadastrados previamente e os usuários externos poderão ser inclusos em videoconferência através de um link enviado por email para promover a conexão de forma a não haver nenhum custo adicional.

O contato virtual tem a duração média de duas horas divididas em etapas diferenciadas conforme o tipo de adoção (Nacional ou Internacional).  Para algumas etapas, a equipe do TJPE ou a equipe da Instituição de Acolhimento deve preencher antecipadamente um roteiro semiestruturado, a fim de auxiliar a interação e otimizar o tempo de comunicação.