Formação de Professores/2009 Formação de Professores/2009

No período de 15 a 17 de junho de 2009, o Memorial da Justiça pôs em prática seu Programa de Formação de Professores. Foram realizados encontros entre professores da rede de ensino da Prefeitura da Cidade do Recife e coordenadores, educadores e parceiros da e na produção da exposição "Uma Questão de Justiça", que o Memorial abre ao público este ano. 

Os encontros tiveram o intuito de trazer os professores para uma parceria com o Memorial no processo educativo proposto pela exposição. Para tanto, buscou-se familiarizá-los com o acervo a ser exposto, proporcionar instrumentos que permitissem lidar com os conceitos utilizados na exposição e discutir os desdobramentos da experiência no âmbito escolar.

A exposição "Uma Questão de Justiça" trabalha as temáticas Justiça e Liberdade e Justiça e Cidadania a partir de processos judiciais atinentes à libertação de escravos, ao cangaço e à prática da capoeira. Com base nisso, o Programa de Formação de Professores propôs-se a construir atividades interativas para fomentar olhares e despertar o senso crítico capaz de criar diálogos que falem de Justiça, Cidadania e Liberdade à luz da história e da vivência cotidiana. Tudo pela via do raciocínio ético que leva à aceitação do diferente como forma de expressão digna de respeito e consideração.

Abaixo, links para o projeto, com toda a programação da formação de professores, e para o material didático utilizado durante o curso: 

  1. Projeto e Programa de Formação de Professores
  2. Uma Questão de Justiça – Profª Mônica Pádua
  3. Proposta Justiça Poética – Fala dos atores
  4. Letra de Sangue de Bairro
  5. O Cangaço e a Justiça – Prof. Rômulo Oliveira Jr.
  6. A Capoeira e seu Tempo – Prof. Carlos Bittencourt
  7. Ação de Liberdade – O Escravo Vai à Justiça – Profª Lídia Rafaela