Notícias Notícias

Voltar

TJPE lança hotsite do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do seu Memorial de Justiça;  da sua Comissão de Gestão e preservação da Memória, e da Escola Judicial (Esmape), inicia a partir desta quinta-feira (10/3), a etapa de divulgação do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), que será sediado no formato presencial, entre os dias 10 e 13 de maio, na sede da Esmape. O tema do encontro é "História, Memória e Patrimônios",  sendo direcionado a magistrados e servidores ligados à área de Memória do Poder Judiciário brasileiro, como também a qualquer interessado. O evento ganha ainda mais relevância por causa das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e da instalação do TJPE, episódios históricos que são celebrados neste ano de 2022. 

O hotsite do II ENAM está disponibilizado no banner dinâmico, localizado na parte superior do portal do TJPE. Naquele espaço, os interessados podem clicar e conferir todas as informações sobre a programação, participantes, entidades promotoras, contatos e muito mais. O evento tem carga horária de 20h e valerá como curso de capacitação para a progressão de carreira dos servidores do TJPE. Há 200 vagas disponíveis. Para saber mais, há a seção Fale Conosco que indica o e-mail 2enam@tjpe.jus.br, e o instagram @memorialtjpe como canais de comunicação. 

Abertura do Evento - O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, estará compondo a mesa de honra do encontro no dia 10 de maio, a partir das 17h. Segundo a gerente do Memorial da Justiça do TJPE, Mônica Pádua, o objetivo do evento é "incentivar os debates sobre Gestão de Memória nos Tribunais, além de promover a troca de experiências de profissionais das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, disseminando o conhecimento técnico e científico relativo a essa relevantíssima política judiciária". 

A gestora explica que o Conselho Nacional da Justiça (CNJ), órgão que promove o ENAM anualmente nos tribunais do Brasil, desde 2021, instituiu a data de 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário, através da Resolução CNJ 316/2020. De acordo com a programação do II ENAM, no último dia, 13 de maio, além da entrega do Prêmio CNJ de Memória a gestores e tribunais, estão previstas visitas técnicas aos memoriais e centros de memória dos Tribunais, sediados na capital pernambucana. A sede da Esmape fica na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n - na Ilha Joana Bezerra, Recife.

..................................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE