Dúvidas ao usar o PJe? A Wiki PJe pode te ajudar! Clique aqui e acesse

Manuais e Orientações

Como o cidadão comum e as partes podem consultar a tramitação processual no Processo Judicial Eletrônico? Como advogados podem realizar o peticionamento eletrônico de ações no novo sistema? Essas e outras perguntas e mais orientações estão disponíveis nos manuais e guias elaborados pelo TJPE e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No link "Manuais", há guias de orientações específicos para partes, advogados, servidores e magistrados, distribuidores de processos da Capital e membros do Ministério Público.

No link "Vídeos" disponibilizamos vídeos tutoriais sobre o PJe produzidos por Tribunais, pelo CNJ e instituições parceiras na implantação do sistema.

Como qualquer outro software, o PJe está sendo constantemente aperfeiçoado. O link "Novidades sobre Versões do Sistema" explica as vantagens da versão atual e também informa o que há de novo
nas futuras atualizações.

O uso do sistema pode ser simulado pelos operadores do Direito nos ambientes de aprendizagem do 1º Grau e do 2º Grau. Advogados, membros do Ministério Público e servidores e magistrados do TJPE podem acessar os links do ambiente para ver como o novo sistema funciona.

No link "Fluxos Processuais", qualquer cidadão pode consultar como será a tramitação no Processo Judicial Eletrônico, da distribuição até os procedimentos realizados após o fim do processo.

Como navegar no PJe ?

Para ter acesso ao sistema, advogados, promotores, procuradores e defensores devem clicar no link "PJe 1º Grau Acessar o Sistema" se o processo estiver na primeira instância ou no link "PJe 2º Grau Acessar o Sistema" se estiver na segunda instância. O cadastro dos advogados será realizado no primeiro acesso aos sistemas de 1º e 2º Graus.

A mesma regra é aplicada aos links "Consulta Pública de Processos" e "Consulta de Documentos". Cidadãos, partes, advogados, promotores, procuradores e defensores públicos só precisam selecionar se vão fazer a pesquisa processual no 1º ou no 2º Graus. Para acessar os links "Consulta Pública de Processos" e "Consulta de Documentos" não é necessário ter cadastro no sistema, ou seja, qualquer pessoa pode realizar essas pesquisas.

Antes de iniciar o acesso ao sistema para realizar o peticionamento eletrônico, recomendamos que advogados, promotores, procuradores e defensores públicos confiram se a configuração dos seus computadores e demais dispositivos está de acordo com a lista descrita no link "Pré-requisitos do PJe".