Wiki PJe

Novidades PJe 2.1

Orientações para limpeza de cache no Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari

Verificou-se que para a realização de alguns procedimentos no PJe 2.1, está sendo necessário limpar o cache do navegador. Para saber como realizar o procedimento, clique aqui.

 

Novidades para o magistrado do 2º Grau e Colégios Recursais

O Painel do Magistrado na Sessão está com novo layout de tela no PJe 2.1. Na parte superior da tela será possível visualizar quantos processos encontram-se nas diversas fases de julgamento lançadas pelos secretários de sessão em seu próprio painel.  Para atualização da quantidade de processos em cada fase, a tecla F5 (atualizar ou refresh) do teclado deve ser utilizada. A tecla F5 também deverá ser clicada, durante sessão de julgamento, após remover a assinatura de um documento e, após assinatura do voto, ao selecionar a tarefa "Solicitar inclusão em pauta presencial com votação antecipada".

O Painel do Magistrado na Sessão foi dividido em duas partes: 

  • Lado esquerdo: exibe os processos da pauta que podem ou não ser filtrados de acordo com suas situações de julgamento (julgado, em julgamento, adiado, retirado da pauta, etc.) e possibilita a pesquisa de processos por meio de filtros diversos. 
  • Lado direito: somente ativado quando um determinado processo for selecionado, possibilita que os membros do colegiado visualizem os textos dos documentos inseridos pelo relator e vogais naquele processo (relatório, voto e ementa). Permite ainda que todas as ações compreendidas numa sessão (editar voto, lançar voto, pedir vistas, etc) sejam executadas por todos os membros do colegiado presentes na sessão.  

A tarefa de gabinete “Assinar Acórdão” passa a disponibilizar uma nova área para lançamentos de movimentos processuais do julgamento.  O sistema somente disponibilizará o botão para assinatura do acórdão depois que todos os documentos do acórdão (relatório, voto e ementa) estiverem preenchidos e se os movimentos processuais já tiverem sido lançados na mesma tela. Com isso, os processos que tiverem seus acórdãos assinados não devem mais seguir para a tarefa ‘Lançar Movimentações de Julgamento’, e sim diretamente para a tarefa “Acórdão Assinado”. Na antiga tarefa ‘Lançar movimentações do julgamento’ devem permanecer apenas os processos anteriormente julgados antes da migração da nova versão.  

Além disso, na tela de Relação de Julgamento disponível aos Assessores não será possível a alteração de voto de processo em pauta de julgamento. A funcionalidade de alteração de votos estará disponível apenas para no novo "Painel do Magistrado na Sessão".

  •  Painel do magistrado na sessão
         (YouTube
    (TJPE)

  •  Assinatura de acórdão
         (YouTube
    (TJPE)

 

Novidades do painel do usuário (magistrados e servidores)

Na barra lateral esquerda foram mantidas as funcionalidades já existentes na versão anterior. No ícone “Tarefas” a forma operacional foi mantida contudo os ícones constantes na barra superior direita tiveram seus desenhos alterados.

É muito importante destacar que o “Painel Antigo do Usuário” será removido na versão 2.1 do PJe. As caixas de tarefas atualmente criadas pelos usuários no painel antigo serão transformadas em “etiquetas” no novo painel.  

  •  Painel do usuário 2º Grau
         (YouTube
    (TJPE)

  •  Painel do usuário 1º Grau
         (YouTube
    (TJPE)

  •  

  •  Etiquetas: transformação das 
     subcaixas e criação de novas etiquetas

  •  Etiquetas - criação, vinculação e favoritos 
         (YouTube)

  •  

 

Novidades para o Secretário de Sessão e Oficial de Justiça

Para o Painel do Secretário de Sessão, a mudança do PJe para a versão 2.1 passou a obrigar o fechamento da pauta antes do comando de início da sessão de julgamento. Em “Sessão de Julgamento”, após iniciar a sessão, à medida que os processos mudam de status (adiado, retirado, julgado e outros), os mesmos passam a integrar o conteúdo da aba “Proclamados” e deixam de constar na relação de processos do painel.  Assim, havendo necessidade de conferência de dados destes processos ou quaisquer alterações em suas situações na sessão, o secretário deverá expandir a nova aba de proclamados para que os mesmos sejam localizados. A tecla F5 atualiza os dados. 

O PJe 2.1 também permite que o Secretário de Sessão exclua processo de uma pauta fechada (antes de iniciar a sessão). Depois de excluído o processo da pauta, o mesmo permanecerá na tarefa 'Aguardando a sessão' do relator com as opções de solicitação de inclusão em pauta presencial ou virtual. Caso o Secretário de Sessão promova exclusão de processos numa pauta fechada, deve-se observar se haverá necessidade de reordenação dos processos que permaneceram na pauta. 

Até liberação de atualização corretiva da versão 2.1, temporariamente não será possível a emissão de ata de julgamento após encerramento das sessões colegiadas. 

No Painel do Oficial de Justiça, foram retiradas as opções de data, hora e descrição da visita e para o Administrador da Cemando do 2º Grau passou a ser possível o cadastramento dos oficiais de justiça.

  •  Novidades no Painel do Secretário de Sessões (YouTube(TJPE)

  •  Novidades no Painel do Oficial de Justiça (YouTube)

 

Novidades na assinagtura em lote para magistrados 

O sistema passa a oferecer três opções de assinatura em lote: Assinar somente os selecionados, Assinar todos os documentos pendentes ou Assinar todos os documentos conferidos.

 

Novidades nos autos digitais

Foram feitos ajustes para melhorar a exibição dos movimentos processuais, além de uma nova sinalização indicando a existência de documentos não lidos na barra lateral esquerda do sistema.

 

Juntada de documentos - áudios e vídeos

O PJe está habilitado a receber arquivos no formato de áudio, dos tipos MP3, MPEG, OGA e VORBIS, e também no formato de vídeo, do tipo MP4, ambos com até 10Mb. Estes arquivos podem ser juntados nos processos eletrônicos por usuários externos e internos, desde que não se tratem de audiências gravadas. 

Os vídeos de audiências permanecem sendo armazenados no sistema "Audiência Digital". Enquanto durar o regime de trabalho remoto diferenciado, as audiências realizadas por videoconferência, pelo Webex ou qualquer outra plataforma, podem ser gravadas e enviadas pelos usuários internos, através de funcionalidade de “upload” disponibilizada no referido sistema.

 

Retirada temporária de acesso a funcionalidade de "Preparar Vários Atos" de Magistrado e Servidor

A versão 2.1 alterou a forma de fluxo da preparação de vários atos. Inicialmente essa funcionalidade não estará liberada na versão 2.1 até o lançamento de uma nova versão, em breve, para correção dos referidos fluxos. Até uma nova atualização corretiva dos fluxos da versão 2.1, os usuários poderão apenas preparar atos individualmente.

 

 

Orientações para limpeza de cache no Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari

Verificou-se que durante a realização de alguns procedimentos no PJe 2.1, têm surgido a mesagem "Usuário sem visibilidade", ou então painel do usuário está aparecendo sem tarefas ou processos nas tarefas, o número do processo aparecendo distorcido na parte superior da tela. A limpeza do cache do navegador de internet pode resolver esses problemas.

A seguir, estão os procedimentos para os principais navegadores disponíveis no mercado:

Google Chrome:  Abra o navegador, clique ao mesmo tempo em Ctrl+Shift+Delete e, na janela a seguir, selecione "Imagens e arquivos armazenados em cache". Em seguida, clique em "Limpar dados"

Mozilla Firefox:  Abra o navegador, clique  ao mesmo tempo em Ctrl+Shift+Delete e, na janela a seguir, selecione "Cache". Em seguida, clique em "OK"

 

Safari:  Abra o navegador, no menu superior selecione Preferências, clique em Privacidade e em seguida em Remover todos os dados de Websites. Confirmar a Limpeza. Atenção, esse procedimento poderá apagar o histórico de sites visitados e as senhas salvas.

 

 Atualizado em 1º/07/2020, às 15h56.

Atualizado em 20/06/2020 às 13h58. Atualizado em 18/06/2020 às 20h33. Atualizado em 18/06/2020, às 13h42. Atualizado em 17/06/2020, às 17h17. Atualizado em 17/06/2020, às 13h47.

0 Anexos
11491 Visualizações