Notícias

Voltar

TJPE promove conciliação e serviços de cidadania no município de Olinda

Pessoas reunidas estão dentro de uma sala

Exames, emissão de cartão VEM, cadastro no Bolsa-Família foram algumas das ações ofertadas pelo TJPE

Moradores de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), receberam, nos dias 29 e 30 de abril, a I Pauta Concentrada promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do município. Durante os dois dias de ação, foram realizadas 114 sessões de conciliação, com 49 acordos homologados entre as partes. O resultado significou 43% de tentativas exitosas na solução de conflitos de forma consensual sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). 

Além disso, nos dois dias de programação, foram disponibilizados diversos atendimentos de saúde e cidadania de forma gratuita. A população teve acesso a serviços como emissão de 231 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS); emissão de cartão de estacionamento para idosos e deficientes físicos, com 112 atendimentos; realização de 40 exames de mamografia; atendimento com médico clínico geral, sendo realizadas 43 consultas; disponibilização de 538 doses de vacinas; serviços de orientação jurídica e informações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), com 18 atendimentos. 

Também foram oferecidos serviços de emissão do cartão VEM Livre Acesso, cadastramento no programa Bolsa Família, cortes de cabelo, teste rápido HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e exames de glicose. No total, foram prestados 1.462 atendimentos em parceria com a Câmara de Conciliação e Mediação da Prefeitura de Olinda e diversas entidades.

Homem abre a porta de sala de prédio da Justiça estadual

43% das pessoas que participaram da Pauta Concentrada do Cejusc de Olinda realizaram a conciliação

Inauguração – Na sexta-feira (3/5), às 15h, será inaugurada a Câmara Privada de Conciliação e Mediação da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). A Unidade vai funcionar na avenida Caruaru, 508, bairro de São José, na cidade de Garanhuns. Além dessa nova no município, mais 31 câmaras privadas estão em funcionamento em todo o Estado. Elas são vinculadas aos Cejuscs de suas respectivas jurisdições.

.....................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE