Você sabia? Você sabia?

Voltar

Você sabia que os copos descartáveis de plástico causam grandes impactos ambientais?

Quantos copos descartáveis você usa por dia?

O copo descartável de plástico é um dos produtos que mais poluem o meio ambiente.  Seu uso reduz a vida útil de aterros sanitários e lixões. Milhões de pessoas se utilizam dele todos os dias porque é mais prático, higiênico e barato. No entanto, gera acúmulo de lixo,  o que pode ser evitado. Gera poluição: além de gerar CO2 (dióxido de carbono) na produção e no seu transporte, continuam poluindo por muito tempo depois de descartados.

O acúmulo de lixo contribui para a emissão de gases poluentes. De acordo com estimativas um copo descartável de plástico pode demorar mais de 100 anos para se decompor.

O plástico é feito a partir do petróleo, um recurso não-renovável cuja extração é muito impactante. Apenas 20% de todo insumo dos copos plásticos são efetivamente reciclados e plásticos correspondem a 70% da poluição dos oceanos. Segundo a ONU, existem 46 mil fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos.

A reciclagem de copos descartáveis é muito pequena em comparação com a quantidade produzida. Poucas associações reciclam copos descartáveis, porque fazem muito volume, têm pouco peso e precisam ser limpos. É um processo que consome água, energia e mais plástico, além do que, geralmente dá origem a produtos de qualidade inferior à original.

Fora o desperdício os copos descartáveis quando utilizados com bebidas quentes, como café ou chá, levam um pouco de sua composição química para o seu corpo, e isto é um perigo, porque os produtos químicos são ingeridos têm propriedades tóxicas, inclusive, atuam como hormônio femininos, podendo desencadear, a longo prazo, infertilidade masculina, diabetes, hiperatividade, câncer, etc.

Sem dúvida, existem vários impactos negativos na utilização de copos plásticos descartáveis e pequenas mudanças de atitude, como a substituição por copos de vidro, garrafas, canecas, podem diminuir significativamente o seu uso descontrolado, um grande passo para a preocupação com futuras gerações, traduzindo o conceito de sustentabilidade.

Fontes: 
http://www.senado.leg.br/senado/programas/senadoverde/detalha_noticias.asp?codigo=114320
http://www.bhaz.com.br/bons-motivos-para-nao-usar-copos-descartaveis/
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2014/05/06/4988-copos-descartaveis