Des. Antônio Carlos Alves da Silva Des. Antônio Carlos Alves da Silva

Eleito com 34 votos para a vaga de Desembargador pelo critério de Merecimento, em sessão extraordinário do Tribunal Pleno da Justiça estadual de Pernambuco, Antônio Carlos Alves da Silva, 59 anos, ingressou na magistratura em 16 de março de 1989, na Comarca de Parnamirim. Natural do Recife, formou-se bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, 1985. Essa foi a sua segunda graduação. Em 1978, concluiu o curso de bacharelado em Relações Públicas pela Escola Superior de Relações Públicas.

Sua carreira de Juiz foi marcada por atuações nas comarcas de Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Salgueiro, Agrestina, Caruaru, Garanhuns, Palmeirina, Serrita e Altinho. Em 1992, o magistrado foi promovido para Juiz de Direito Substituto da 3ª entrância pelo critério de Merecimento. Antônio Carlos Alves da Silva respondia como Juiz titular da 2º Vara do Júri da Capital até sua promoção à Desembargadoria.

Em seu trabalho no Tribunal Regional Eleitoral, presidiu as eleições nas Comarcas de Santa Maria da Boa Vista (1989) e Cabrobó (1990). Foi indicado, em 1992, para Juiz Eleitoral da 56ª Zona de Garanhuns, respondendo também pela Coordenação de Propaganda e Registro dos Comitês e Candidatos do município.

Em 1994, presidiu a 174ª Junta Eleitoral da 2ª Zona Eleitoral. De abril 2005 a março 2007, foi juiz da 3ª Zona Eleitoral. Atuou, ainda, como membro da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Recife, nas eleições realizadas em outubro de 2006, no período de 7 de agosto a 3 de novembro.

No Tribunal de Justiça, exerceu a função de Desembargador substituto nas 1ª, 2ª e 3ª Câmaras Criminais. Em 2008, exerceu, ainda, cargo de Corregedor Auxiliar para o setor do Extrajudicial na Corregedoria Geral de Justiça. O Desembargador Antônio Carlos Alves da Silva compõe a 2ª Câmara Criminal da Justiça estadual de 2º Grau.


E-mail: antonio.silva@tjpe.jus.br