Des. Fernando Eduardo de Miranda Ferreira Des. Fernando Eduardo de Miranda Ferreira

O Desembargador Fernando Eduardo de Miranda Ferreira se formou pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1971. Advogou durante mais de 30 anos. Pernambucano, nasceu em 14 de setembro de 1947. Nas suas atividades, dedicou-se à advocacia forense e consultiva, com atuação mais voltada para a área empresarial.

Entre 1990 e março de 2002, foi responsável pela coordenação jurídica dos processos judiciais e administrativos do Grupo Votorantim na região Nordeste. Fernando Eduardo Ferreira foi o advogado mais votado na eleição da OAB-PE, realizada em 05 de março de 2002, para escolha da lista sêxtupla com os nomes dos candidatos a uma vaga de Desembargador.

No Tribunal de Justiça, em sessão realizada no dia 22 daquele mês, ele também foi o mais votado entre os seis concorrentes, obtendo 25 dos 26 votos dos Desembargadores presentes. Em seguida, foi nomeado pelo então governador Jarbas Vasconcelos para integrar o Pleno do Tribunal, sendo empossado no dia 01 de abril. Ocupou a função de presidente do 1º Grupo de Câmaras Cíveis, da 1ª Câmara Cível. Hoje, é membro titular da Corte Especial.

Em 09 de fevereiro de 2012, o desembargador Fernando Ferreira foi empossado Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, tendo sido eleito por seus pares, por unanimidade, no mês de dezembro de 2011, para exercício no período de 2012 a 2014. Na gestão 2014-2016 do Tribunal, o desembargador exerce o cargo de 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora do Judiciário estadual.

E-mail: fernando.ferreira@tjpe.jus.br