Notícias Notícias

Voltar

Arquivo Geral do TJPE recebe 120 estudantes dos cursos de Arquivologia da UFPB e UEPB em visita técnica

O Arquivo Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebeu a visita de 120 estudantes dos cursos de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na última sexta (18/11). O objetivo da visita técnica teve como objetivo apresentar aos alunos o trabalho de organização, guarda e preservação realizado pela equipe do Arquivo Geral, através do qual a população tem a possibilidade de acessar prontamente os documentos judiciais que podem ajudar a resolver conflitos particulares ou coletivos, bem como na reconstituição de fatos históricos do do Estado.

Os estudantes foram recebidos pela na Diretoria de Documentação Judiciária (Didoc) pela diretora executiva da unidade, Kerlly Teixeira Moreno. Para ela, a visita técnica buscou proporcionar aos alunos de Arquivologia da UFPB e da Universidade Estadual da Paraíba a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos sobre a estrutura e funcionamento das unidades administrativas e do acervo do Arquivo Geral. "Na ocasião, os visitantes também puderam ter contato com as melhores práticas do TJPE no tratamento do seu acervo arquivístico, através dos Projetos de Gestão Documental e Digitalização dos autos físicos que se encontram em processamento na Central de Digitalização, propiciando, assim, a complementação de ensino e aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional", pontuou Kerlly Teixeira. 

"O evento consistiu em um momento muito rico e de grande aprendizagem, no qual os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos do curso de Arquivologia", avaliou a coordenadora e professora do Curso de Arquivologia da UEPB, Eliete Correia dos Santos. 

Arquivo Geral do TJPE 

O Arquivo Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco é uma gerência subordinada à Diretoria de Documentação Judiciária. No seu acervo, encontram-se arquivados cerca de 10 milhões de processos judiciais/administrativos e 5 milhões de documentos administrativos enviados pelas unidades judiciárias e administrativas do Poder Judiciário pernambucano. No local, todos os processos são organizados, guardados e preservados, a fim de garantir a acessibilidade das informações às partes, juízes, advogados e ao público em geral. 

O Arquivo Geral do TJPE funciona na Rua Santa Edwirges, n° 390, Bairro do Prado, Recife. Os telefones de atendimento da unidade são: (81) 3181-9193 / 3181 9195. O espaço está aberto para visitações das segundas a sextas-feiras, no horário das 9h às 17h. Para marcar uma visita, basta entrar em contato através do e-mail arquivogeral.tjpeatende@tjpe.jus.br. 

..................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE