Notícias Notícias

Voltar

Instituto Ideias, da Esmape, entre finalistas do Prêmio Expojud

O Tribunal de Justiça de Pernambuco, via Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), da Escola Judicial (Esmape), é finalista de duas categorias do Prêmio Exojud 2022, realizado pelo grupo Judiciário Exponencial. Entre mais de 300 concorrentes, ele foi selecionado na categoria Projeto de Laboratório de Inovação, com o Decola Ideias e, na categoria Executivo de Inovação na Justiça Estadual e Militar, concorre o técnico judiciário João Guilherme Peixoto, executivo do Ideias. Em sua terceira edição, a cerimônia de entrega do Expojud será realizada no dia 25 de outubro, em Brasília.
 
A proposta da premiação é estimular no judiciário iniciativas de inovação e implantação de soluções diferenciadas visando eficiência e celeridade. Tambem, apresentar protagonistas da revolução exponencial na Justiça brasileira. O coordenador do Ideias, o juiz Faustino Macedo, diz que as duas indicações são fruto de todo um aparato: “Isso vem tanto do apoio da estrutura da Esmape, sob a direção-geral do desembargador Francisco Bandeira de Mello; quanto do TJPE, presidido pelo desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo”, define, lembrando: “São consequências do trabalho em equipe”.
 
O projeto Decola Ideias estrutura ações de ideação, incubação, aceleração e desenvolvimento de projetos e protótipos no âmbito do Laboratório de Inovação, o TJPE LABS. Atualmente, encontram-se no Decola três iniciativas de destaque. Uma delas é o Decola RPA Criminal, em fase final de testes, oferecendo a automação robótica de processos para as fases pós sentença em processos criminais.
 
Outro projeto incubado no laboratório de Ideias é o Decola Mulher, com desenvolvimento dos protótipos vencedores das jornadas de Criação, Inovação e Empreendedorismo (Crie Jam) da Esmape, voltados ao macrodesafio Justiça e Igualdade de Gênero. É alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de número 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O formato “jam”, em inglês geleia, remete à flexibilidade, e foi originalmente usado na área musical, com as jams sessions, definindo espetáculos flexíveis, receptivos a alterações de roteiros e com desafios musicais – formato, aos poucos, incorporado a outros setores.
 
O terceiro projeto de destaque na incubadora do Ideias é o Decola Jesp Jam, remetendo informalmente a sigla Jesp aos Juizados Especiais de Pernambuco. Ele também desenvolve protótipos entre trabalhos apresentados em jornadas com o setor, mais especificamente no desafio de demandas predatórias.
 
Em 2020, o Instituto Ideias alcançou o 3º lugar do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial, com o projeto Justiça Aqui. Instalou totens de autoatendimento para pessoas em cumprimento de penas alternativas, disponibilizando também informações sobre o funcionamento das Unidades Judiciárias.
 
............................................................................................
Texto: ASCOM Esmape