Últimas Notícias em destaque Últimas Notícias em destaque

Voltar

4ª Cantata Natalina do TJPE abre as festividades de fim de ano

Evento foi realizado em frente ao Palácio da Justiça de Pernambuco

Evento foi realizado em frente ao Palácio da Justiça de Pernambuco 

Na noite desta quinta-feira (21/11), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) abriu as comemorações do Natal, no Recife, com a realização da 4ª Cantata Natalina e a inauguração da iluminação especial do Palácio da Justiça, localizado na Praça da República, bairro de Santo Antônio. A sede do Judiciário estadual ficará iluminada até 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis, data que encerra o Ciclo Natalino. Confira as fotos, clicando em https://photos.app.goo.gl/p9EsuHxpNMtq6wwV9

O TJPE disponibilizou 300 cadeiras para o público que compareceu em peso para assistir à festa cultural e religiosa, realizada em um palco instalado nas escadarias do Palácio da Justiça. Além do nascimento de Jesus Cristo, a Cantata celebrou o Dia Mundial de Ação de Graças, comemorado em 28 de novembro. 

“Sinto-me grato pela oportunidade de parabenizar publicamente todas as equipes do Tribunal, principalmente aquelas envolvidas na realização da Cantata Natalina e da Iluminação do Palácio da Justiça, cartão postal de nossa cidade”, declarou o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que abriu a programação artística, e assistiu ao evento juntamente com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Cerqueira, e outras autoridades presentes.

O presidente do TJPE também convidou todos para rezar a Oração ao Anjo da Guarda junto com ele, mas antes declarou seu desejo e votos de “que o espírito de união entre todos se faça presente diariamente em nossas vidas. Independente de raça, credo, gênero, afetividade, religião ou visão política, que possamos celebrar o que de mais belo existe: o amor”.

A diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Valéria Temporal, em pronunciamento, saudou todos e agradeceu ao presidente do TJPE pela realização da 4ª Cantata, além dos gestores dos outros órgãos envolvidos na realização da festividade. “Desde o ano de 2016, a Cantata do TJPE é um símbolo da integração da beleza, das luzes e da arte em prol do Natal e, hoje, também pela celebração do Dia de Ação de Graças”, disse a diretora.

Palácio foi iluminado durante apresentação de orquestra e bailarinos

Palácio foi iluminado durante apresentação de orquestra e bailarinos

Dança e luzes – A iluminação natalina do Palácio da Justiça foi acionada após a fala do presidente do TJPE, juntamente com o número de dança apresentado pelos bailarinos clássicos Aneska França e Tharcisio Siqueira, artistas do Studio de Danças Aneska França. Eles dançaram ao som da música Happy Holidays/White Christmas.

O cenário de Natal do Palácio da Justiça, prédio de estilo eclético que completa 90 anos em 2020, foi iluminado, então, por cascatas de luzes em suas colunas, no tom prata; por refletores iluminando a fachada nas cores azul e branca; e por contornos de pequenas luzes douradas nas janelas e nos detalhes da estrutura. Ao todo, foram utilizados150 metros de comprimento de fios; 150 unidades de lâmpadas do tipo estrobo; 128 unidades de tubo acrílico com lâmpadas do tipo LED; 46 contornos de micro lâmpadas para janelas; e 30 refletores.

Benção – O último pronunciamento foi proferido pelo pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Piedade, padre Caetano Pereira, que abençoou o evento, falando detidamente de um trecho bíblico do Evangelho de São Mateus. Os versículos discorrem sobre a Família Sagrada, composta por Maria e José, em relação ao milagre da concepção de Jesus Cristo, segundo a doutrina cristã.  

“Escolheu Deus, em Sua magnitude, uma mulher para conceber a luz do mundo, a salvação, e o amor encarnado divino: Nosso Senhor Jesus Cristo. E fez isto através de uma mulher, honrando a todas as mulheres que, infelizmente, até os dias de hoje, sofrem muitas vezes abusos e incompreensões, até de familiares. Maria, assim como José, antes de santos, foram exemplos de pai e mãe”. Ao final, o religioso rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria com os presentes, e realizou a benção final focado na gratidão.

Poema e Música – Antecedida pela leitura do poema “Impossível”, de autoria Rosa Maria Medeiros, interpretada pela atriz e cerimonialista do TJPE, Sônia Bierbard, os Corais do TJPE e da Orquestra Criança Cidadã (OCC), juntamente com os músicos da OCC, iniciaram a 4ª Cantata Natalina do TJPE. Foram nove músicas no total, com direito a bis da canção Jesus Cristo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Ao todo, os 60 componentes apresentaram sete composições nacionais e duas internacionais compostas por autores como Gilberto Gil, John Lennon e Yoko Ono, Roberto Carlos, Ivan Lins, Leonardo Cohen, dentre outros. Eles foram regidos pela maestrina do Coral do TJPE, Amilca Aniceto, e acompanhados pela pianista Kedma Morais. A regente, no espetáculo, apresentou a sua filha de menos de um ano, Laurinha, emocionando a todos. Ano passado, Amilca Aniceto participou grávida do evento.

Organização – A 4ª Cantata Natalina do TJPE foi uma realização conjunta da Presidência do TJPE e da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), através da Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH). Já a iluminação do Palácio foi instalada pela Secretaria de Administração (SAD), através das diretorias de Engenharia e Arquitetura (DEA) e de Infraestrutura (Diriest). As secretarias são ligadas à Diretoria Geral. A 4ª Cantata do TJPE também contou com o apoio dos setores de Cerimonial, Segurança, Consultoria, Financeiro e Comunicação Social do Tribunal.

Confira as músicas executadas na 4ª Cantata Natalina do TJPE deste ano:

1.   Marcas do que se foi
Composição: José Jorge, Márcio Moura, Paulo Sérgio Valle, Rui Mauriti e Tavito  
Arranjo: Edu Morelenbaum

2.   Ave Maria
Letra: Jaime Redondo
Música: Vicente Paiva
Arranjo: Marcos F.M.

3.   Imagine
Letra: John Lennon e Yoko Ono
Música: John Lennon
Arranjo: Edu Morelenbaum

4.   Depende de nós
Letra: Vitor Martins
Música: Ivan Lins
Arranjo: Edu Morelenbaum

5.   Aleluia
Composição: Leonard Cohen, versão gospel de Gabriela Rocha
Arranjo: Roger Emerson

6.   Andar com Fé
Letra e Música: Gilberto Gil
Arranjo: Alan Aragão

7.   Jesus Cristo
Letra e Música: Roberto Carlos e Erasmo Carlos
Arranjo: Edu Morelenbaum

8.   Natal todo dia
Composição: Mauricio Gaetani
Arranjo: Carlos Veiga Filho

9.   Bom Natal
Letra: Cesar Batalha 
Música: Lúcio Carvalho
Arranjo: Islêne Leite
...................................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE