Notícias Notícias

Voltar

TJPE realiza reunião de articulação para programas de prevenção à violência

Representantes do Judiciário e do Executivo em reunião

Encontro contou com a participação de representantes do Judiciário e do Executivo

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu, na terça-feira (9/5), uma reunião de articulação com algumas entidades estaduais que atuam, em parceria, em diversos projetos voltados a crianças e adolescentes do estado. No encontro, que aconteceu no Centro Integrado da Criança e Adolescente (Cica), no Recife, estiveram presentes o coordenador da CIJ, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo; o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio; o secretário de Desenvolvimento Social, Infância e Juventude, Roberto Franca Filho; o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Delmiro Dantas Campos Neto; o juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Roberto Brandão; e a secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado de Pernambuco (Ceja-PE), juíza Hélia Viegas. Confira mais fotos no Flickr do TJPE.

No encontro, foram discutidas formas de centralizar as ações realizadas pelas entidades como Escola Legal, Adoção e Cidadania nas Escolas e Eleitor do Futuro, além de facilitar a comunicação entre os gestores dos projetos.  Para o desembargador Luiz Carlos Figueiredo, as ações integradas podem diminuir os conflitos que surgem no ambiente escolar, evitando-se que os atos infracionais de menor porte tenham uma evolução para crimes mais graves. 

“Foi isso que essa reunião buscou e aparentemente se vê que há bons frutos a serem gerados a partir daí. Esforço conjunto e definição de prioridades que precisam ser mais atendidas com toda essa gama de ações que podem realmente mudar esse quadro. A partir do momento que, com o exemplo dos resultados dessas intervenções, poderemos expandir pelo estado inteiro as ações”, explicou o desembargador Luiz Carlos. Para o magistrado, a união de esforços de vários segmentos públicos e privados pode levar a mudar o quadro de violência no estado, devido à ruptura do ciclo de violência que tem início ainda na escola.

O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, considerou a reunião um importante passo para a melhoria nos resultados dos projetos. “É um encontro muito importante, que permite uma maior articulação nas ações das diversas instituições que hoje trabalham com as escolas, para que estas sejam mais coordenadas e com resultados ainda mais positivos. Boa parte delas já apresentam resultados muito positivos e com uma maior aproximação e articulação, os resultados podem ser ainda melhores. Foi um encontro muito positivo e a gente espera dar sequência a esse diálogo”, avaliou.
.............................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira