Teste de compartilhamento Teste de compartilhamento

TJPE inaugura posto de expedição de carteira de identidade para crianças e adolescentes atendidos pelo CICA

Representantes das instituições parceiras durante a inauguração do posto de emissão de carteira de identidade 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude e o programa CICA Cidadania, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), inaugurou, nesta quarta-feira (13/10), um posto de emissão de carteira de identidade para crianças e adolescentes usuários do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), na Rua João Fernandes Vieira, 405, Boa Vista. O objetivo da ação é garantir e proteger a efetivação dos direitos humanos dos jovens, dos sistemas socioeducativo e protetivo, dando celeridade também à tramitação de processos na área da Infância e Juventude. A expectativa é a expedição de mil carteiras por mês. Participam também como parceiros da ação, a Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente – DPCA. 

A inauguração do posto é mais uma conquista do Projeto CICA Cidadania. Desenvolvido pela Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição e pela 3ª Vara da Infância e Juventude da Capital, a iniciativa já atendeu mais de 500 adolescentes, possibilitando que jovens cumpram a medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, ao mesmo tempo em que são inscritos para a utilização de diversos serviços como expedição de documentos, suporte às famílias e programas de qualificação profissional, em parceria com outras instituições.

“O serviço é um marco no processo de cidadania da Infância e Juventude de Pernambuco. Hoje se concretiza um antigo desejo nosso, que começou na gestão da Coordenadoria da Infância e Juventude com o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, atual corregedor geral do Estado. O posto de atendimento vai servir a todos que são atendidos no CICA por meio das Varas da Infância e Juventude da Capital e da Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição. A perspectiva é de estender essa iniciativa para um número cada vez maior de crianças e adolescentes e servir de modelo para outros estados”, afirmou o gestor do projeto e juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Paulo Roberto de Sousa Brandão.

O posto irá funcionar no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA)

O coordenador do Projeto Cica Cidadania, Gerailton José da Silva, enfatizou a relevância do serviço para a agilização dos processos a partir da expedição célere da carteira de identidade dos adolescentes partes em processos do sistema socioeducativo. “Por vezes tínhamos que suspender o trâmite de uma ação até regularizar a identificação do adolescente infrator. Ao agilizarmos a sua identificação conseguimos dar seguimento ao processo e resgatar a cidadania do jovem após o cumprimento das medidas socioeducativas e a posterior busca da sua reinserção no sistema de ensino e no mercado de trabalho”, observou.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, destacou a união entre os órgãos públicos parceiros para a concretização do serviço. “Reunimos esforços para conferir mais cidadania e dignidade para crianças e adolescentes que serão atendidos por essa unidade e quando a gente faz isso está trabalhando no resgate da sua cidadania. Tudo que fazemos com integração, conseguimos executar mais e melhor. Essa parceria tem proporcionado avanços no Tribunal e foi fundamental para continuar atendendo o cidadão de forma célere e eficaz durante a pandemia da Covid-19”, pontuou.

Participaram também da inauguração, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão; o subchefe da Policia Civil de Pernambuco, Darlson Macedo; e o gestor do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Paulo Jeann.  

Reconhecimento do projeto - Em agosto deste ano, o Projeto CICA Cidadania foi um dos vencedores da primeira edição do Prêmio Prioridade Absoluta, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Cica Cidadania foi vencedor no eixo temático das medidas infracionais, dentro da Categoria Juiz. Em sua primeira edição, a premiação instituída pelo CNJ tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento a iniciativas do Poder Judiciário, do sistema de justiça, do setor público e da sociedade civil que reforcem a importância da defesa e preservação dos direitos do segmento infanto-juvenil, incentivando o compartilhamento de boas práticas relacionadas ao tema para serem replicadas em todo o país.

................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Ademar Filho | K9 Produções e Eventos


Lista de Banners Lista de Banners

Banner nugep julho

banner informativo saúde

banner sinal vermelho

Banner corregedoria - serviços

Banner aplicativo de atendimento

banner carta de mulheres

banner ouvidoria

Provita

Violentômetro

STJ

Serviços Aniversário

banner pje office

Banner Partiu Futuro

Banner Proendividados

banner muito além das metas

tjpe redes sociais

Feriados 2019

banner provita

banner busca ativa

cartilha provita

Banner Novo Horário do Arquivo Geral

Banner Adote

banner pje

Programa Acolher

Certidão Negativa

banner PE que Acolhe

busca ativa

banner custas e emolumentos

banner autoinspeção

Banner Inscrição na Semana de Conciliação 2017

Justiça pela Paz em Casa

banner zika

Banner CNJ

Banner novo horário de atendimento no Central de Queixas dos Juizados Especiais de Jaboatão

Banner novo site sobre Precatórios

Banner Atualização do Regimento Interno do TJPE

Banner Agente de Proteção 2017

Banner Convocação de Estagiário 2017

Calendário de Feriados 2017

TJPE conquista Selo Ouro no Justiça em Números do CNJ

Banner Wiki PJe - Homepage TJPE

Banner TJPE nas Redes Sociais

Banner viagem com crianças e adolescentes

Banner sobre o Sistema de Controle da Arrecadação de Custas Judiciais - Sicajud

banner darj

bannner recesso