Navegação do site
Últimas Notícias
Vara da Infância e Juventude de Petrolina realiza audiências concentradas para combater indisciplina e evasão escolar
Fachada do prédio do Fórum de Justiça da Comarca de Petrolina, cidade localizada no Sertão de Pernambuco
Nos dias 27 e 31 de agosto, a Vara Regional da Infância e Juventude (VIRJ) de Petrolina promoverá audiência com mais de 320 alunos de escolas públicas estaduais e municipais da Comarca. O foco da ação é o combate à indisciplina e à evasão escolar, respectivamente, nas unidades.
Foram convocados 161 alunos com histórico de evasão escolar e outros 160 envolvidos em situações de indisciplina, de 28 escolas da rede pública, que deverão comparecer à respectiva audiência acompanhados de seus responsáveis. Ambos os eventos ocorrerão às 9h, no Salão do Júri do Fórum Manoel Francisco de Souza Filho, localizado na Praça Santos Dummont, s/n, no Centro de Petrolina.
As audiências terão a participação de profissionais que apresentarão palestras sobre variadas temáticas, para a conscientização dos responsáveis e dos próprios alunos a respeito da importância da frequência e do bom comportamento do jovem no ambiente escolar. Os pais e os estudantes assinarão ata de audiência, comprometendo-se a regularizar a situação. Os casos reincidentes serão encaminhados ao promotor de Justiça para as medidas cabíveis.
Para o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Franco Bacelar, os eventos têm a intenção de diminuir os índices de indisciplina e de evasão no contexto das escolas públicas da Comarca, orientando alunos e responsáveis sobre a importância da boa conduta discente e da continuidade nos estudos. "As audiências concentradas servem para fortalecer o laço entre justiça, escola e família. Com essa atuação conjunta, pode-se melhorar a qualidade do ensino na cidade", defende o magistrado.
Os alunos convocados para as audiências concentradas são cadastrados em processos administrativos individualizados. A equipe da Vara da Infância faz acompanhamento da escola e dos menores que foram convocados a fim de verificar a evolução do quadro no ambiente escolar.
.....................................................................................................................................
Texto: Ronia Barbosa | Petrolina | Colaboradora da Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE