Notícias

Voltar

Memorial da Justiça realiza oficinas durante 12ª Semana Nacional dos Museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, o Memorial de Justiça de Pernambuco está realizando a 12ª Semana Nacional dos Museus. O evento começou nesta terça-feira (13/05) e vai se estender até a próxima sexta (16). As atividades são destinadas a alunos de escolas da rede pública de ensino, com idade de 13 a 17 anos. O horário de visitação começa às 13h e se encerra às 18h.

Neste ano, a Semana traz o tema "Museus: as coleções criam conexões", que foi definido pelo Conselho Nacional de Museologia (ICOM). Durante todo o evento, o Memorial de Justiça irá realizar Oficinas de Cidadania, com ações lúdico-pedagógicas que abordarão as relações entre o Judiciário e o cotidiano das pessoas. Estas atividades possuem o objetivo de estimular a participação na vida comunitária e contribuir para a formação do senso crítico.

Nos dias do evento, os temas "Patrimônio, Lei Maria da Penha, Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente a partir da relação dos jovens com a família" serão divididos em duas etapas. Na primeira, haverá um debate de conceitos relacionados ao tema, e na segunda, será proposta uma atividade (peça de teatro, jogo, história contada ludicamente) que possibilite problematizar o tema com o público.

A Semana Nacional dos Museus tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimular a visitação ao Memorial de Justiça e incentivar a aproximação entre sociedade e a memória do Judiciário.

Saiba Mais:

A Semana Nacional dos Museus é realizada anualmente e possui a finalidade de mobilizar os museus brasileiros para que suas programações girem em torno de um mesmo tema. A primeira edição, que aconteceu em 2003, foi idealizada pelo Departamento de Museus (Demu), hoje, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e contou com 57 museus, que realizaram 270 eventos em 36 cidades brasileiras. Em 2012, quase dez anos depois do início, a Semana totalizou mais de cinco mil participações e, aproximadamente, 15.700 eventos realizados em todo o território nacional.

....................................................................................
Texto: Ruan Samarone | Ascom TJPE