Pular para o conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

 

 

Videos Videos

 

 

 

 

Notícias Notícias

Voltar

Com foco na integração entre os tribunais, ministro Dias Toffoli visita TJPE

Ministro Dias Toffoli (esquerda) foi recebido pelo desembargador Adalberto de Oliveira Melo

Ministro Dias Toffoli (esquerda) foi recebido pelo desembargador Adalberto de Oliveira Melo

Em primeira visita oficial ao Estado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, esteve no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na tarde da quarta-feira (8/1). O magistrado foi recebido pelo desembargador-presidente Adalberto de Oliveira Melo e por integrantes da Corte Estadual, incluindo membros da Mesa Diretora e 25 desembargadores. Antes da ida ao Palácio da Justiça, houve um encontro com representantes dos três poderes no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo. Confira as fotos em https://photos.app.goo.gl/4ZLJuETuW3aUewyj7

“As visitas que tenho feito aos tribunais do país têm sido importantes, pois estabelecem o diálogo entre as equipes do Supremo e do CNJ com as equipes dos tribunais regionais, nessa integração necessária para uma melhor prestação jurisdicional”, enfatizou o ministro Dias Toffoli. O presidente recordou que mais de 70% dos quase 80 milhões de processos existentes no país tramitam na Justiça estadual. Em Pernambuco, são 2,3 milhões de ações em tramitação.

“Temos conhecimento de nossos desafios e de nossas limitações e que precisamos melhorar em diversos aspectos, mas as atividades desempenhadas nos auxiliaram a alcançar o posto de segundo Tribunal, entre os de médio porte, no campo da conciliação de conflitos; a contribuir para o enfrentamento à violência contra a mulher, de forma célere e o julgamento de mais de 23 mil processos em 2019; a realizar mais de 40 mil audiências de custódia ao longo dos últimos anos; e a baixar e arquivar mais de 200 mil processos durante a Semana de Autoinspeção, ajudando a reduzir nossa taxa de congestionamento em dez por cento”, destacou o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, ao também agradecer o suporte dado pelo STF e pelo CNJ.

Ainda no Palácio da Justiça, o ministro Dias Toffoli e o desembargador Adalberto de Oliveira Melo conversaram com a Imprensa sobre temas variados, incluindo o juiz de garantias. Enquanto isso, equipes das Vice-Presidências do TJPE e da Presidência do STF se reuniram para discutir questões relacionadas aos recursos e outras questões relacionadas à prática jurídica.

Após visita institucional ao TJPE, o presidente do Supremo se dirigiu ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Na quinta (9/1), o magistrado teve reuniões no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Pernambuco foi o 15º estado a receber a comitiva do STF.
...............................................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Silla Cadengue – Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE