Notícias Notícias

Voltar

Corregedor recebe homenagem em comemoração dos 131 anos do MPPE

Imagem do corregedor recebendo medalha do procurador-geral da JustiçaO corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, foi um dos homenageados durante as comemorações dos 131 anos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), realizadas na última quarta-feira (15/6). A solenidade aconteceu no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no bairro da Boa Vista.

O desembargador Ricardo Paes Barreto foi condecorado com a medalha Roberto Lyra. A comenda foi entregue pelo procurador-geral de Justiça do MPPE, Paulo Augusto de Freitas Oliveira.

Em seu discurso, o magistrado destacou a história do MP. “O Ministério Público, instituição centenária, nasceu entre nós no exato momento histórico em que conseguimos implantar uma das grandes conquistas civilizatórias: a República. Estavam ali fixados os alicerces de uma instituição que, apesar de haver sofrido as naturais injunções e consequências de nossa histórica instabilidade política, resistiu de maneira altiva e através de nossa atual Constituição converteu-se em uma das peças absolutamente indispensáveis para a existência e a manutenção de nosso Estado Democrático de Direito”, relembrou.

O corregedor também ressaltou a importância da instituição. “Em um mundo onde são constantes e vertiginosas as mudanças, poucas instituições têm o privilégio de completar 131 anos de existência, sobretudo com a vitalidade, a dinâmica que este órgão se apresentou diante de nossa história. Mas, o presente e o futuro ainda esperam muito do Ministério Público porque ainda estamos construindo a nossa República”, afirmou o desembargador Ricardo Paes Barreto.

Outras autoridades também foram agraciadas com a medalha. Entre elas, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães.

 

..............................................................................................

Texto e foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE