Notícias Notícias

Voltar

Decano do TJPE assume a Corregedoria Geral da Justiça

Imagem do desembargador Jones Figueirêdo assinando livro de posse no cargoO desembargador Jones Figueirêdo Alves, decano do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), assume, nesta quarta-feira (10/8), o cargo de corregedor-geral da Justiça em virtude de viagem institucional do desembargador Ricardo Paes Barreto. O magistrado permanecerá na função até o domingo (14/8), quando termina o período de afastamento do titular, estando, na quinta-feira (11/8), como representante da Corregedoria na solenidade do Mosteiro de São Bento, em Olinda, que abre as comemorações pelos 200 anos do TJPE.  

Com 46 anos de judicatura, dos quais 19 como desembargador, Jones Figueirêdo Alves é reconhecido por sua vasta experiência. Magistrado de carreira, teve acesso por merecimento ao Tribunal, como órgão de segunda instância em fevereiro de 1999. O decano do Tribunal presidiu o Poder Judiciário de Pernambuco no biênio 2008/2010, tendo sido eleito por unanimidade no dia 26 de junho de 2008. Antes, ele já ocupava a mesa diretora no cargo de vice-presidente, porque o cargo de presidente estava sendo ocupado pelo desembargador Og Fernandes, que foi indicado para ser ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pouco meses depois da eleição.

O magistrado também já atuou como diretor geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape); e diretor do Centro de Estudos Judiciários do TJPE. Diplomado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito do Recife (1970) e em Ciências das Comunicações Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1968), tem Curso de Administração Judiciária no Centro de Estudos Avançados da Universidade da Geórgia, em Athens, nos Estados Unidos (2000), Curso-Treinamento em Direito da Informática, na Alemanha, a convite da Fundação Konrad Adenauer (2002); Curso "Formation de Formateurs", ministrado pela "École Nationale de la Magistrature de France" (agosto, 2006) e de Atualização Jurídica, pela Faculdade Clássica de Lisboa (2008).
 
Em 2017, tornou-se membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), sendo eleito em 16 de setembro por aclamação em São Paulo (SP). Integrou missão humanitária da Organização das Nações Unidas (O.N.U. ) para contribuição judiciária à administração da Justiça de Moçambique, na África, junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) do Tribunal Supremo daquele país.

Assessorou a Comissão Especial do novo Código Civil, na Câmara Federal e, em reconhecimento à contribuição prestada, é detentor da "Medalha do Mérito Legislativo", outorgada pela Câmara dos Deputados, através do então presidente Dep. Aécio Neves.
 
Participa de diversas instituições culturais, sendo membro efetivo do Instituto Histórico-Arqueológico e Geográfico Pernambucano (IHAGP), instituição criada em 1864 (a partir de fev/2003); da União Brasileira de Escritores, secção Pernambuco. Desde fevereiro de 2010, o desembargador Jones Figueirêdo preside a Seção Cível, o 2º Grupo de Câmaras Cíveis e a 4ª Câmara Cível, além de ser membro permanente da Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

 

.................................................................................................

Texto e foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE