Notícias Notícias

Voltar

Campanhas importantes de conscientização são abordadas em setembro

imagem de laços na cores amarela, vermelha e verdeSetembro é o mês de diversas campanhas de conscientização importantes para a saúde. Além de ser destinado à prevenção do suicídio e das doenças cardiovasculares, também é conhecido pela campanha de doação de órgãos. A Corregedoria Geral da Justiça vem apoiando iniciativas de promoção da saúde.

O Setembro Amarelo trata de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil.

Já a cor vermelha lembra do período escolhido para serem realizadas diversas ações em prol da promoção do check-up cardiológico. Uma vez que meio bilhão de pessoas em todo mundo têm doenças cardiovasculares, esse tipo de campanha se mostra urgente. 

E para incentivar a doação de órgãos, a cor verde foi escolhida com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e a importância de ser um doador. Fruto de uma parceria do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), junto à Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Sociedade Brasileira de Hepatologia e de outras organizações não governamentais, a iniciativa “Seja Doador de Órgãos e Avise a sua Família” alerta que a família tem a palavra final sobre a doação de órgãos.

 

 

.....................................................................................................

Texto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE