Notícias Notícias

Voltar

Corregedor-geral participa de posse do novo desembargador do TJPE

Corregedor-geral ao lado do novo desembargador do TJPEO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) empossou formalmente, na manhã desta terça-feira (27/9), o mais novo membro da Corte pernambucana, o desembargador  Luiz Gustavo Mendonça de Araújo. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça e reuniu desembargadores, magistradas, magistrados, servidoras, servidores, membros do Ministério Público, advogados e defensores públicos. O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, esteve presente no evento. O desembargador  Luiz Gustavo Mendonça de Araújo foi eleito na sessão ordinária do Pleno do TJPE, desta segunda-feira (26/9), pelo critério de antiguidade, e ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Jones Figueirêdo Alves, em agosto.

No início da cerimônia, o mais novo integrante do 2º grau da Corte pernambucana fez a leitura do Juramento Regimental. Após este momento, o secretário judiciário da instituição, Carlos Gonçalves, leu o Termo de Posse, que foi devidamente assinado pelo presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e pelo empossado.

Após saudar todos os presentes, o desembargador  Luiz Gustavo Mendonça de Araújo lembrou da primeira vez em que entrou no Salão Nobre, há 37 anos, quando colou grau no curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O novo integrante da Corte também relembrou um pouco da sua história no Judiciário pernambucano, onde tomou posse em 1989, assumindo a Comarca de São José de Belmonte como juiz substituto. O então magistrado também exerceu suas funções nas Comarcas Custódia, São José do Egito,São Lourenço da Mata, chegando à Comarca da Capital em 1992, onde respondeu pela 6ª Vara de Família e Registro Civil de 1998 até o ano de 2022. 

Desembargador Luiz Gustavo Mendonça de Araújo discursando durante a sua posse formal
Solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça nesta terça-feira (27/9)

No seu discurso, o mais novo desembargador do TJPE ressaltou a sua satisfação em compor o 2º grau do Judiciário pernambucano. “É com muita honra, reverência e vontade de aplicar o direito da justiça que chego a esta Casa, Tribunal de Justiça, criado também como Tribunal de Relação, sendo o quarto mais antigo do país, demonstrando tamanha importância, que se confunde com a própria história do Brasil”, disse. “Exerço este novo cargo com o desiderato de prestar uma boa jurisdição, honrando, como sempre fiz, esta Corte de Justiça e o povo pernambucano”, completou o desembargador Luiz Gustavo Mendonça de Araújo.

Ao final, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, destacou a alegria em empossar o novo membro do 2º grau da instituição e o trabalho desenvolvido pelo novo desembargador. “Um homem que vestiu a camisa do Poder Judiciário sempre. Sempre lutando pelos seus ideais para se fazer justiça porque o sistema Judiciário é principalmente o povo, que é o destinatário das nossas ações e sempre foi muito bem servido pelo servidor público que aqui está tomando posse, mais ainda será na sua nova missão”, afirmou.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco é formado por 52 desembargadores que são eleitos através dos critérios de antiguidade e merecimento. Além de magistradas e magistrados da instituição, também exercem a função integrantes da Advocacia e do Ministério Público, conforme preceitua a Constituição Federal. 

Notícia relacionada:

Pleno do TJPE elege novo desembargador pelo critério de antiguidade

…………………………….
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE