Notícias Notícias

Voltar

Resgate da história e homenagens marcam 51 anos da CGJ-PE

Salão do Júri que abrigou a solenidade de aniversário da Corregedoria

Os 51 anos da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco foram marcados por homenagens e eventos que buscaram resgatar e ampliar o acesso à história do órgão. A solenidade de comemoração, realizada na última quarta-feira (20/7), no Fórum Thomaz de Aquino, no bairro de Santo Antônio, reuniu magistradas e magistrados, servidoras e servidores e outras diversas autoridades.

Corregedor ao lado do presidente durante inauguração da galeria virtual de corregedoresDurante toda a solenidade, a missão da Corregedoria e a importância do órgão para o funcionamento do Judiciário foram enaltecidas. A inauguração da Galeria Virtual de Corregedores Gerais da Justiça abriu o evento. A partir de agora, a história de todos os corregedores que estiveram à frente do órgão pode ser acessada na página da Corregedoria, situada no site do TJPE. Um QR Code, instalado no espaço físico que abriga as imagens dos 30 desembargadores que estiveram à frente do órgão, também direciona as pessoas para o ambiente virtual.

“A homenagem que hoje prestamos a todos os corregedores-gerais da Justiça de Pernambuco soma-se a outras, muito merecidas, já recebidas no passado. Porém essa tem algo de diferente das anteriores: se antes esses grandes homens e grandes juristas foram reconhecidos através dos tradicionais e limitados meios de comunicação, capazes de atingir um âmbito geográfico relativamente restrito, agora esses limites foram superados com a ajuda das novas tecnologias. Assim, quem quer que tenha interesse em conhecer nossa história, a história da Corregedoria Geral da Justiça a partir de seus dirigentes, terá acesso pronto, imediato, a qualquer momento, em qualquer latitude e longitude do planeta”, destacou o corregedor-geral, Ricardo Paes Barreto.

Placas e diplomas também foram entregues a personalidades que contribuíram com a Justiça e com a sociedade pernambucana. No total, foram 31 agraciados, entre ex-presidentes, membros da Corregedoria e pessoas físicas e jurídicas.

Corregedor entregando homenagem ao presidente do TJPEO presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, foi um dos homenageados. “Não há não nada melhor do que você saber reverenciar a história, o passado. Temos que ter um olho na modernidade, na inovação, mas reconhecer aqueles que construíram o passado”, ressaltou.

“Hoje é um dia festivo. A Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco completa 51 anos de sua criação. Esse é um motivo de alegria e de comemoração. É mais de meio século de atuação, auxiliando magistrados e magistradas, servidores e servidoras a efetivarem uma prestação jurisdicional de excelência e, quando necessário, fiscalizando e corrigindo rumos. Para marcar de maneira indelével esta data tão relevante, criamos uma justa e inédita homenagem a pessoas e entidades que tenham prestado ou vem prestando relevantes serviços à sociedade pernambucana em especial ao nosso Poder Judiciário e a esta Corregedoria.

Livro sobre a arte de Brennand na CorregedoriaO lançamento do livro “A arte de Francisco Brennand na Corregedoria-Geral da Justiça” encerrou a solenidade. A obra, produzida pela CGJ e pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ), reúne todo o acervo disponível no gabinete do corregedor-geral produzido pelo renomado artista plástico pernambucano. As 32 pinturas, com a temática da Justiça, foram adquiridas em 1997.

Uma edição impressa da publicação foi entregue à filha de Brennand, Maria Helena, que esteve na solenidade. “Fiquei muito agradecida. Foi uma bela homenagem e o desembargador Ricardo Paes Barreto me emocionou ao falar sobre o meu pai. Estou honrada de estar neste evento representando a família”, disse. O livro pode ser acessado na página da Corregedoria.

O corregedor entregando homenagem ao presidente da ALEPEHomenagens - Foram agraciados, além do presidente do TJPE, o governador Paulo Henrique Saraiva Câmara; o presidente Alepe, José Eriberto Medeiros, procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira; o prefeito do Recife, João Henrique De Andrade Lima Campos; os ministros do Superior Tribunal de Justiça Geraldo Og Nicéas Marques Fernandes e Demócrito Ramos Reinaldo; os desembargadores Jones Figueirêdo Alves, Leopoldo de Arruda Raposo, Adalberto de Oliveira Melo, Antônio de Pádua Carneiro Camarotti Filho, José Antônio Macêdo Malta, José Napoleão Tavares De Oliveira, Jovaldo Nunes Gomes, Antenor Cardoso Soares Júnior, Frederico Ricardo De Almeida Neves, Francisco José Dos Anjos Bandeira De Mello, Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto; o conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco João Henrique Carneiro Campos (in memoriam); os assessores especiais da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco André Vicente Pires Rosa e Frederico de Morais Tompson;  o corregedor auxiliar para o Serviço Extrajudicial, Carlos Damião Pessoa Costa Lessa; o corregedor auxiliar da 1ª Entrância, Paulo Victor Vasconcelos De Almeida; corregedor auxiliar da 2ª Entrância,  Janduhy Finizola Da Cunha Filho; a corregedora auxiliar da 3ª Entrância,  Sônia Stamford Magalhães Melo; a corregedora para o Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais,  Karina Albuquerque Aragão De Amorim; a secretária-geral da Corregedoria Anna Karolina Costa De Oliveira; o tenente coronel assistente militar da Corregedoria, Sérgio André De Souza Leão Cintra; Lucínio De Souza Neves (in memoriam), pai do desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves; o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça; e a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Alguns agraciados não puderam estar presentes no evento e receberão as comendas posteriormente.

 

........................................................................................

Texto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE

Foto: Armando Artoni | K9 Produções