Notícias Notícias

Voltar

Judiciários de todo o Brasil se encontram nesta quarta-feira, na Esmape para falar de Inovação no Fest Labs 2022

Um mago, uma bola de cristal e eis a previsão do futuro. Essa associação do imaginário afetivo quanto a premonições é algo que todos podem continuar tendo. Porém, hoje, futuro é uma ciência dentro do campo das inovações. Uma das figuras mais comemoradas nesta área no Brasil, Letícia Setembro, faz, nesta quarta-feira (30/11), a primeira palestra do Fest Labs 2022, o Festival de Inovação do Judiciário Brasileiro, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Será logo após a abertura do evento, às 9h pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, (TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueiredo, e pelo diretor-geral da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Mello. 
O Fest Labs segue na quinta-feira (1º/12), e contará com palestras de nomes como Renan Hannouche e Dante Freitas, cofundadores da Gravidade Zero, uma das maiores comunidades de criatividade do mundo, que falarão às 10h. Jotapê Malara, CEO da startup New School, de educação digital, que tem chamado a atenção do mundo para a educação inclusiva, falará na quinta-feira, às 11h. O encerramento será às 17h, com participação da presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura.
Este é o II Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, para promover intercâmbio de experiências inovadoras de todos os tribunais brasileiros – estaduais e federais. Tem como tema "Bem-vindos à Grande Arena Judverso: embarque imediato na jornada de inovação" e que se propõe a construir parcerias importantes no ambiente da inovação.
A realização é da Esmape em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, sob coordenação do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), da Esmape, coordenado pelo juiz Faustino Macedo. A entidade passou dias com uma lista de espera grande: poucos imaginavam que as vagas de inscrições iriam se esgotar em apenas 15 dias de um prazo de 30 dias previsto. Mais de 80 tribunais e órgãos do Judiciário (21 TJs, 20 TREs, 6 TRFs, 20 TRTs, 12 seções federias, além de STF, STJ, STM, TSE, TST e TSE, bem como CNJ, CSJT, CJF) enviaram representantes.
Além dos nomes citados, têm presenças confirmadas o ministro Cláudio Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e a ministra Luciana Ortis, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ainda Salise Sanchotene, Conselheira do CNJ e entusiasta do evento. Presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) do CNJ e sua interação com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ela considera o estímulo à inovação primordial para o Judiciário.
Entre nomes convidados para aplicar as 20 oficinas do Festival, Bráulio Gusmão que, como chefe de Tecnologia da Informação do CNJ por alguns anos, ajudou a criar mais de uma dezena de robôs, responsáveis pela celeridade de diversas áreas do judiciário. As oficinas se juntam a palestras em formatos inovadores e uma feira com 15 estandes de diversos judiciários, cada um trazendo sua experiência de inovação.
A jornada, em forma de festival, inclui minijogos, desafios, interação e momentos de descontração, como um piquenique afetivo e um amigo secreto intergaláctico. O espaço físico – "A Grande Arena Judverso", foi customizado. Nele, lounges e palcos animados, café com debates e mesas de conversas para trocas de ideias e experiências entre os participantes.
Como expectativa, a capacitação de servidores e magistrados para o trabalho com inovação, de forma que se tornem agentes multiplicadores. São novas histórias e novas formas de “fazer” que estão em pauta, em um mundo que, nos últimos anos, incorporou plataformas como o Waze, Uber e Amazon, entre tantas, com rápida adesão da sociedade.


Programação do evento
https://www.tjpe.jus.br/web/fest-labs-2022-esmape/programacao