Notícias Notícias

Voltar

Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Nordeste é cancelado

Seminário do pacto nacional pela Primeira Infância - Região Nordeste

Devido às 30 notificações suspeitas do coronavírus no Recife, onde 20 casos foram descartados e dois confirmados até o dia 12 de março, o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Nordeste, que aconteceria nos dias 30 e 31 de março, foi cancelado.

A medida foi tomada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com a Escola Judicial de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a Prefeitura do Recife e visa reduzir riscos de epidemia provocados pela disseminação do novo coronavírus, doença que afeta vários países e foi classificada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ está à disposição para informações adicionais através do telefone (61) 2326.4761 ou pelo e-mail sep@cnj.jus.br.

Confira abaixo informações sobre o coronavírus e como se prevenir.

O que é? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Período de incubação

É o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse, dificuldade para respirar.

Como prevenir?

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Informações: Ministério da Saúde
..................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom Esmape
Arte: Ascom Esmape