Notícias Notícias

Voltar

Comarca de Goiana recebe Núcleo Regional da Esmape TJPE

inauguração da escola judicial em Goiana

Unidade de ensino é a sétima instalada em Pernambuco pela Escola Judicial

Entre as comemorações pelos 31 anos da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), foi realizada a aula inaugural do Núcleo Regional da unidade na Comarca de Goiana, Região Metropolitana do Recife, em 7 de agosto. Com a implantação, o Estado agora possui sete polos físicos de atuação da escola, ainda presentes em Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Palmares, Caruaru, além da Capital. Confira mais fotos da inauguração no álbum do Judiciário estadual no Flickr ou no álbum da Esmape TJPE.

Na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, ressaltou a importância de se garantir melhores condições estruturais e de ensino para magistrados e servidores no intuito de aprimorar a atividade jurisdicional. “Apenas com educação, instrução e formação continuada, podemos nos atualizar com foco no melhor atendimento à população. Esse é o nosso objetivo, inovando para pacificar e unir”, concluiu.

O diretor-geral da Esmape, desembargador Jones Figueirêdo, foi um dos palestrantes da aula inaugural e falou do comprometimento da Escola Judicial na promoção do conhecimento para os integrantes do TJPE. “A qualificação torna a jurisdição mais prestativa, mais eficiente, mais rápida e, sobretudo, mais segura. Desse modo, o Judiciário pode responder com maior precisão aos desafios de uma sociedade cada vez mais complexa pela variedade de conflitos e, sobretudo, pela inconsistência da própria condição humana.” Na ocasião, o magistrado também falou sobre personagens históricos do Judiciário como Joaquim Nunes Machado, primeiro juiz de Direito da Comarca de Goiana e um dos chefes da Revolução Praieira de 1849.

A aula contou ainda com a participação do desembargador Josué Antônio Fonseca de Sena, magistrado que ocupa o cargo de ouvidor do TJPE, e do professor e historiador Ivan da Silva Oliveira, servidor lotado no Memorial da Justiça de Pernambuco. Eles palestraram sobre a fundação da Comarca de Goiana e os fatos históricos e personalidades que marcaram a época. Confira o discurso do desembargador Josué Sena AQUI.

Também estiveram presentes ao evento o vice-diretor da Esmape, desembargador Evandro Magalhães; a supervisora da escola e diretora do Foro de Goiana, juíza Aline Cardoso dos Santos; o presidente da Câmara Municipal de Goiana, vereador Carlos Viegas Júnior; os juízes Tito Lívio, Marcos Garcez, Maria do Rosário, Felipe Rosa e Silva, Marcelo Cabral, Guilherme Arzane e Danilo Félix. Também prestigiaram a cerimônia os representantes do Ministério Público Patrícia Ramalho de Vasconcelos e Guilherme Graciliano.
......................................................................................................................
Texto: Amanda Machado – Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Gleber Nova | Esmape