Exposição Exposição

A história em imagens: 90 anos do

Palácio da Justiça de Pernambuco

O Palácio da Justiça completa 90 anos de existência em setembro de 2020.
Projetada pelo arquiteto Giacomo Palumbo, com a colaboração de Evaristo de Sá, a atual sede da justiça estadual teve sua pedra fundamental lançada em 2 de julho de 1924, em meio às comemorações pelo centenário da Confederação do Equador, durante o governo de Sérgio Loreto e a administração do des. Abdias de Oliveira, presidente do então Superior Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Seis anos depois, já por ocasião do governo de Estácio Coimbra, a justiça estadual finalmente passava a contar com uma sede própria e o Recife ganhava mais um belo cartão postal.
São nove décadas de história em que pelas suas salas têm passado a realidade jurídica, política e social do estado, iniciada 108 anos após o chamado “grito do Ipiranga”, num 7 de setembro que entraria para a história da justiça pernambucana.
A exposição fotográfica A história em imagens: 90 anos do Palácio da Justiça de Pernambuco apresenta ao público fotografias e gravuras representativas dos lugares em que funcionou o órgão recursal de Pernambuco, desde a sua instalação até a construção de uma sede própria, na expectativa de oferecer às pessoas mais uma forma de compartilhar informações sobre a memória da instituição.

Fontes:
PERNAMBUCO. Tribunal de Justiça. Instalação do Tribunal de Justiça. Disponível em: https://www.tjpe.jus.br/web/tribunal-de-justica/historia. Acesso em: 19 ago. 2020.

REVISTA DE PERNAMBUCO. Recife: Repartição de Publicações Officiaes do Estado de Pernambuco, ano I, n. II, ago. 1924. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn001376.pdf.
Acesso em: 19 ago. 2020.

 Clique na imagem para conferir a exposição virtual no Flickr do Memorial!

#PraTodoMundoVer: sobre fundo bege, do lado direito, parte central do prédio de três andares com uma cúpula. O desenho, que mostra o interior do edifício, tem a cor cinza e detalhes em bege mais claro. No topo, do lado esquerdo, escrito em letras douradas, “Exposição fotográfica virtual”.  Logo abaixo, em letras maiores e vermelhas, “A história em imagens: 90 anos do Palácio da Justiça de Pernambuco”. Do canto inferior esquerdo até o direito estão as logomarcas do Memorial da Justiça, Comissão de Gestão e Preservação da Memória e Tribunal de Justiça de Pernambuco.