Nossa Dica

Semanalmente, divulgaremos textos sobre Boas Práticas, Gestão, Tecnologia da Informação e o uso correto da Língua Portuguesa. Aceitamos colaborações de magistrados e servidores também nesta seção.

Boas práticas

Voltar

10 dicas que facilitam o hábito da leitura

1. Em primeiro lugar, busque o prazer de ler: ainda que seja uma leitura densa, dolorosa e triste, há prazer em compartilhar esses sentimentos todos em comunhão artística com o autor e os outros leitores.

2. Tenha sempre um livro consigo: sempre surge a oportunidade de avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco, no ônibus ou em algum outro momento inesperado. Para esse item, prefira livros pequenos, fáceis de carregar.

3. Cuide de seus olhos: esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, use.

4. Tenha meios alternativos de leitura: a tecnologia fornece diversas alternativas para atualizar as leituras. Ler na tela do computador pode ser desconfortável, mas já existem formas de ler bons livros, um pouco de cada vez, recebendo pequenos trechos de cinco minutos por em seu e-mail diariamente.

5. Prefira livrarias com bom atendentes: nem sempre os vendedores de livrarias são as melhores pessoas para indicar livros, mas sempre há aquele profissional que se destaca. É aquele que conhece seus gostos e sabe indicar de forma certeira um livro de que você vai gostar. Ou ao menos lhe avisar quando aquela edição que você tanto espera chegou na loja.

6. Tenha ao menos um desafio literário para cada ano: escolha uma grande obra que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.

7. Diversidades: busque leituras de conteúdos novos, escritores diferentes e amplie seu horizonte. Não fique focado apenas em um determinado assunto. Quanto mais conteúdo você souber, mais fácil fica sua próxima leitura.

8. Faça anotações: ao ler, grife partes interessantes, faça anotações, anote dúvidas que o escritor possa responder ao longo do texto. Não seja um leitor monótono, crie ideias para aprimorar sua leitura.

9. Efetue pesquisas: quando escolher algum livro de tema desconhecido, dê uma pesquisada antes sobre o conteúdo para ter uma base melhor no momento da leitura. Assim você evitará frustações e aproveitará melhor o que o autor tem a transmitir.

10. Vocabulário: tenha sempre um dicionário ao seu lado, mesmo que você entenda muito da língua portuguesa, o dicionário o ajudará a aprimorar seu vocabulário, ter maior compreensão exata das palavras e simplificará frases complexas.

Fontes:  

1. http://livroseafins.com

2. Terra

..................................................
Foto: Getty Images