Artigos e Ensaios

Voltar

A mediação na alienação parental: uma análise do trabalho do Nupemec do TJPE nas mediações familiares

O artigo A mediação na alienação parental: uma análise do trabalho do Nupemec do TJPE nas mediações familiares foi redigido em conjunto por Bruno Tabosa, Mariana Pacheco e Marcela Fernanda, e apresenta aos leitores uma reflexão sobre a mediação familiar como forma de pacificar os conflitos familiares, desde questões emocionais a interesses pessoais, objetivando a garantia do exercício da paternidade diante de tais problemáticas surgida ao longo do desgaste vivido entre as famílias.

Marcela Fernanda é bacharela em Administração e Direito, possui pós-graduação em Mediação e Arbitragem pela Faculdade de Olinda (Focca) e exerce o cargo de mediadora judicial voluntária do TJPE, atuando no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Capital.

Mariana Pacheco é advogada, professora do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), com pós-graduação em Processo Civil. Atualmente, também exerce o cargo de mediadora judicial voluntária do TJPE, atuando na Câmara de Conciliação e Mediação da UniFG.

Bruno Tabosa é mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e especialista em Processo Civil, Constitucional e Tributário. O servidor do TJPE atua no Nupemec e é mediador e árbitro, com formação reconhecida pelo Centro de Mediação e Arbitragem de Pernambuco (Cemape); mediador internacional, certificado pelo Instituto de Certificação de Mediadores Lusófonos (ICFML) - Portugal.   ICFML; e instrutor da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Mediação Judicial e Conciliação.

Leia: A mediação na alienação parental: uma análise do trabalho do Nupemec do TJPE nas mediações familiares