Português

Voltar

Apesar “de isso” ou “disso”?



Quando fazer a contração de preposições com os artigos? Essa é uma dúvida comum, já citada, inclusive, em outra dica neste espaço. A explicação é simples: se o elemento posterior à preposição funcionar como sujeito, o artigo deverá ficar isolado. Caso contrário, não.
Para esclarecer, vamos citar mais uma vez alguns exemplos:


"Apesar da crise, crescemos nos últimos anos." > A frase está correta. A preposição e o artigo não poderiam ficar separados.

"Apesar de a crise existir, crescemos nos últimos anos." > A frase está correta e a separação de preposição e artigo é necessário. O substantivo "crise" funciona como sujeito da primeira frase.

Para identificar o sujeito, basta fazer a pergunta: O que é que existe? Resposta: a crise. É errado, portanto, escrever "Apesar da crise ainda existir…"
O mesmo acontecerá com os pronomes ele(s), ela(s), este(s), esta(s), isto, esse(s), essa(s), isso, aquele(s), aquela(s), aquilo.

"Apesar de isso ter ocorrido, as vendas do produto não diminuíram." > A frase está correta: nesse caso, não é possível contrair a preposição com o artigo, resultando em "disso". Explicação: "isso" é o sujeito da frase (O que ocorreu? Isso.)

Fonte: Escrever Bem
Foto: Getty Images