Boas Práticas

Voltar

Doze dicas para produzir a festa junina perfeita

A temporada de festas juninas começou. E, além de caprichar nas guloseimas típicas, vale investir em uma decoração bem bacana. Pensando nisso, apresentamos 12 dicas simples, baratas e de fácil execução para transformar sua própria casa em um arraial digno da festividade, com boa comida, animação e decoração caprichada.

Criatividade com chita


A chita é um material fácil de se trabalhar e pode ser encontrado em casas de embalagens. Aproveite retalhos para compor a mesa e revestir caixinhas que podem servir de apoio para os quitutes. Para completar, bandeirinhas de tecido e balões de papel ou EVA.

Chapéu de palha


Use chapéus de palha como potinhos para as comidas. Dar uma nova função ao objeto dá um toque lúdico à decoração e só exige que você revista internamente o chapéu com algum tipo de tecido ou guardanapo colorido da sua preferência.

Árvores decoradas

Não interessa o tamanho do seu jardim. Inclua seu espaço externo na folia das comemorações juninas. Uma boa dica é fazer uso das árvores do quintal. Pendure fitas de diferentes cores, potes com flores e até pisca-piscas (é só tirar do armário as luzinhas de Natal!).

Comidinhas coloridas


As comidas são os protagonistas. Por isso, explore suas diferentes cores. Uma sugestão interessante é juntar balas de goma coloridas em espetinhos, e pronto!

Santos

Para dar ainda mais cor à festa, uma das características máximas da celebração, enfeite a mesa ou os cantinhos das comidas com imagens de Santo Antônio ou São João em cores vibrantes.

Cones para pipoca


Pipoca: facílima de fazer e mais fácil ainda de integrar à decoração da mesa. Utilize papéis coloridos para formar cones e reservar a pipoca. A ideia permite que os convidados reponham o alimento no mesmo cone, economizando papel.

Mesa de apoio
Não precisa de muito para dar vida a uma boa mesa de festa junina. Uma dica importante é distribuir flores de jardim, como dálias e margaridas, para dar cor e trazer um toque interiorano ao ambiente.

Fitas


Em referência à dança das fitas, tradicional nas festas juninas, pode-se usar uma estrutura redonda presa ao teto, como um bambolê, por exemplo, e prender fitas de cetim de diversas cores, que ficarão suspensas sobre a mesa.

Velas
Se quiser tornar o ambiente mais intimista, invista sem medo nas velas. É só usar a criatividade na decoração. Na foto, foram utilizadas latas de atum e sardinha, decoradas com grampos de roupa.

Paletes


Na dúvida, use palets para montar sua mesa para a festa junina. É empilhar algumas até a altura de sua preferência e decorar as estruturas com bandeirinhas e flores. Mais fácil, impossível!

Balões de dobradura
Existe algo mais representativo para a festa do que balões? E esses não causam incêndios! É possível criar balõezinhos de dobradura e inseri-los na decoração de diversas formas: como uma cortina, dispostos na mesa, em cordões juntos às bandeiras e outros. A imaginação é o limite.

Bandeiras e barquinhos para doces


E as dobraduras continuam. Quem não sabe fazer um barquinho? Cole palitinhos em suas extremidades, amarre um barbante com bandeirinhas e coloque confetes! Uma opção colorida e com ótimo custo-benefício para a festa.

..................................................
Fonte: Gazeta do Povo
Fotos: Gazeta do Povo e Pinterest/Reprodução