Português

Voltar

No telefone ou ao telefone?

Qual é a expressão correta: ao telefone? Ou no telefone? A dúvida é bem constante. Nós costumamos usar expressões como “Vou no dentista”, “Estou indo no Fórum” ou “Preciso ir na farmácia” querendo nos referir ao lugar para onde estamos indo. No entanto, a regência verbal anula esta convenção, pois quem vai, vai a algum lugar.

>> O verbo “ir” no sentido de deslocamento de um espaço para outro é transitivo direto e seguido de “a”: Ele vai a Recife e não em Recife.

No caso de termos preposição mais artigo, fica assim: Ele vai ao aeroporto (preposição a + artigo o) ou Ele vai à rodoviária (preposição a + artigo a).

Quando falamos Eu estou no telefone, passamos a ideia de que a pessoa, de certa forma, está inserida dentro do telefone. Por isso, a expressão no telefone deve ser usada apenas no sentido conotativo.

Exemplo: “Carlos está grudado no telefone!”

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone.

Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

A mesma coisa acontece com outras expressões conhecidas, como "sentar-se à mesa" (sentar-se próximo da mesa); e "estar ao volante" (estar próximo do volante).
..................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fonte: Educação Uol e Mundo Educação
Foto: Getty Images