Eventos Culturais

Voltar

XXI Virtuosi leva música erudita para Recife e Olinda



O Virtuosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco – chega ao seu 21º ano de atividades. O evento teve início neste domingo (2/12) e segue até o dia 9 de dezembro.  Apresentado pelo Ministério da Cultura, o evento conta com uma programação que se caracteriza pela excelência de repertório e da execução em peças clássicas e contemporâneas. Com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, nesta edição, o festival dedica espaço especial à ação social, com participação das Orquestras Instituto Grupo Pão de Açúcar (SP) e Criança Cidadã.

Além disso, o Virtuosi realiza uma mesa redonda com o tema A Música como elemento de inclusão social, que contará com a participação de representantes das duas orquestras citadas acima e ainda OJOPE e da Neojiba (BA). A mesa redonda acontece no Instituto JCPM, ao lado do Shopping RioMar, nesta segunda (3/12), das 14h às 17h, encerrando com o concerto inclusivo da Orquestra Criança Cidadã, com participação de crianças autistas e portadoras de outras deficiências. A apresentação acontece às 18h, no próprio Shopping RioMar.

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Virtuosi apresenta mais uma vez talks com o tema “Aprendendo a ouvir música clássica”, com o compositor Marcílio Onofre. Será das 10h às 12h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), com inscrições gratuitas disponíveis no site do evento.  

Para as crianças, haverá uma agenda especial de atividades, o Virtuosinho, que ocupará o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no domingo de 9 de dezembro, a partir das 10h. Na programação, estão incluídas contação de histórias com o grupo O Tapete Voador, brincadeiras musicais para bebês e apresentação da Orquestra Criança Cidadã. Sempre preocupado com a parte social do projeto e com o que ele pode deixar de legado para a cidade, o festival oferece, pela primeira vez, através do Virtuosinho, oficinas de brincadeiras musicais para crianças com deficiências, com intérprete de libras.

O XXI Virtuosi tem como tema ‘Brahms & Amigos’ e vai explorar essa relação entre Brahms, um dos maiores compositores da história da música, e outros compositores que farão parte da programação, como Bach, Beethoven, Schumann, Dvorak.

Confira a programação completa AQUI
..................................................
Fonte: Cultura Pe
Foto: Divulgação