Gestão

5 dicas para trabalhar bem em equipe

Assim como a vida pessoal, o dia a dia corporativo é feito tanto de momentos alegres como também de acontecimentos nem sempre agradáveis. Afinal, não é difícil conhecer alguém que já tenha...

7 dicas para economizar na compra do material escolar

Uma das principais despesas de começo de ano, juntamente com os impostos do carro (IPVA) e do imóvel (IPTU) é com as matrículas e o material escolar. Para o coordenador do MBA em Gestão Financeira...

13 soluções para melhorar a comunicação

A informação mal transmitida e mal digerida causa conflitos nas equipes, o que, além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos. Veja como aprimorar sua capacidade de se fazer entender...

Seis dicas de linguagem corporal para apresentações

Uma boa apresentação não é feita apenas de slides deslumbrantes e palavras certas. Expressões faciais, posturas e até os gestos que cada orador escolhe também contam (e muito) para a maneira como o...

Saiba como ajudar um profissional deprimido

Colegas e chefes devem tomar algumas atitudes para ajudar um colaborador com depressão.

Dicas para aumentar a automotivação

A automotivação é uma habilidade essencial para o desenvolvimento contínuo na vida profissional. Um indivíduo que entende seus desejos, valores e prioridades é capaz de entender o que realmente o...

5 dicas para estimular o bom humor no ambiente de trabalho

A rotina da maioria das pessoas é tão recheada de tarefas e desafios que, muitas vezes, parece impossível manter o bom humor diante do trânsito, diversas reuniões, prazos, vida pessoal, filhos,...

Dez dicas para falar bem em público

Enquanto para alguns expor suas ideias diante de uma plateia mesmo que pequena é algo simples e descomplicado, para outros o medo de falar em público torna a tarefa bastante complicada....

Dicas para ser mais diplomático no trabalho

Assim como a competência gera resultados, ficar fora de disputas infrutíferas e manter o bom relacionamento com colegas e gestores são alguns dos pilares da ascensão profissional. Ou seja, a...

Pressão emocional no trabalho: dicas de como lidar com momentos de decisão

O ambiente de trabalho muitas vezes pode ser marcado por muitas demandas, prazos apertados e estresse. Neste contexto, os momentos de tomar uma decisão podem trazer muita pressão emocional aos...

Dicas da neurociência para melhorar a sua concentração no trabalho

Seres humanos são naturalmente distraídos - ainda mais em tempos de internet e smartphones. Para ajudar você a melhorar a sua capacidade de concentração no trabalho e nos estudos, a EXAME.com...

6 dicas básicas para o gestor melhorar o ambiente de trabalho

Uma boa gestão deve apostar em transparência e em simplicidade. Isso porque a “eficácia operacional” só vai surtir efeito quando toda a equipe perceber que regras claras e justas estão...

Perguntas que podem medir a sua inteligência emocional

Embora seja difícil avaliar a sua própria inteligência emocional sozinho, certas perguntas podem estimular reflexões interessantes, diz Adriana Gattermayr, coach e consultora da...

Dicas de comunicação no ambiente de trabalho

Hoje vamos trazer dicas para você melhorar a comunicação com seus colegas, gestores, superiores ou equipe. Como se comunicar no local de trabalho? Lembre-se: não é o que você diz que...

5 dicas para você se organizar no trabalho

A falta de concentração no trabalho compromete o bom rendimento das tarefas. Muitos profissionais não conseguem realizar todas as atividades durante o expediente e terminam dando espaço...

6 dicas para aumentar a sua produtividade

 1. Ter horário para ler e responder e-mails Verificar e-mails em vários momentos do dia ou, pior ainda, configurar o computador ou celular para avisar sempre a chegada de um e-mail...

Os piores erros de planejamento financeiro

Em tempos de crise financeira no mundo e no Brasil, aprender a planejar corretamente seu orçamento e a controlar os gastos fazem toda a diferença para o bolso. Parece simples, mas se feita...