APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO

Em respeito ao princípio constitucional da Publicidade dos atos públicos, o Poder Judiciário do Estado de Pernambuco criou mais um canal de comunicação com a sociedade: o Portal da Transparência. O espaço possibilita que o cidadão acompanhe informações referentes à gestão fiscal, orçamentária e financeira,  aos recursos humanos e às remunerações realizadas no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Neste canal, é possível conferir, por exemplo, os dados sobre os gastos realizados em compras ou contratação de obras e serviços pelos órgaos deste Poder. Ao acessar informações como essas, o cidadão fica sabendo como o dinheiro público está sendo utilizado e passa a ser um fiscal da correta aplicação dos impostos.

Diante das novas formas de interação e participação da sociedade na gestão do bem público, esperamos que esta iniciativa permita um maior controle social do Judiciário estadual, aprimorando os serviços prestados à população, em consonância à Resolução nº 102 do Conselho Nacional de Justiça. O Portal da Transparência também atende à Resolução 215/CNJ e à Resolução 265/CNJ e Portaria 45/2019 do TJPE.

 

Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco