Des. Alexandre Guedes Alcoforado Assunção Des. Alexandre Guedes Alcoforado Assunção

Alexandre Guedes Alcoforado Assunção nasceu no Recife, em dezembro de 1961. Cursou o primário no Instituto Santa Isabel, em Olinda, e o ginásio e científico no Colégio Marista do Recife. Tornou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife.

Ingressou na magistratura em 02 de janeiro de 1989. Exerceu a jurisdição nas comarcas de Riacho das Almas, Canhotinho e Taquaritinga do Norte, onde foi nomeado titular. Em 1991 foi promovido, por Merecimento, para a Comarca da Igarassu.

Promovido para o Recife, também por Merecimento, atuou como Juiz Auxiliar da 4ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, vindo a se efetivar como juiz titular da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital em 1994.

Atuou, em 2001, como colaborador da Relatoria Geral da Comissão Especial do Novo Código Civil da Câmara dos Deputados, tendo sido agraciado por este trabalho com a medalha "Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados".

Atuou na Corregedoria Auxiliar para o Extrajudicial de 2005 a 2007, onde desenvolveu dentre outras, a campanha de reconhecimento espontâneo da paternidade, intitulada Ele é meu pai. Paternidade: Reconheça esse direito, agraciada com o prêmio nacional de Direitos Humanos no ano de 2006, na categoria Santa Quitéria, instituído pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. É co-autor do livro Novo Código Civil Comentado, da Editora Saraiva, juntamente com o Desembargador Jones Figueirêdo e do advogado Mário Delgado. Com eles, participou do grupo revisor do Código Civil brasileiro em vigor. Foi promovido, por merecimento, para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco em 08 de março de 2007. Atualmente, é membro da 4ª Câmara Criminal da Justiça de 2º Grau.


E-mail: alexandre.assuncao@tjpe.jus.br