Des. Francisco Manoel Tenório dos Santos

O desembargador Francisco Manoel Tenório dos Santos nasceu em São João do Egito, cidade pernambucana do Sertão do Alto do Pajeú, em 1948. Nesta cidade completou os estudos de nível fundamental e no Recife, já no nível médio, freqüentou o curso do tradicional Ginásio Pernambucano, também escola pública. Sua carreira no Poder Judiciário teve início no ano de 1968, quando foi nomeado chefe do Serviço de Limpeza do Fórum Paula Baptista, tendo exercido logo depois a função de auxiliar de porteiro.

Logo após, atuou como servidor de Justiça na secretaria da Vara Única de Assistência Judiciária do Fórum da Capital. Em 1977, o desembargador assumiu o cargo em comissão de administrador do Fórum da Capital. No ano de 1980, Francisco Tenório terminou seus estudos na Universidade Católica de Pernambuco, tornando-se bacharel em Direito.

Após prestar concurso de prova e títulos, na data de 16 de abril de 1985 foi nomeado para prover vaga de Juiz de Direito Substituto em Pernambuco. Em sua carreira jurisdicional, o desembargador respondeu pelas cidades de Orobó, Cachoeirinha, São Caetano, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Belo Jardim e Ipojuca.

Em 1991, foi promovido por merecimento para a Capital e seis anos depois, o desembargador alcançou a titularidade da 1ª Vara dos Executivos Fiscais do Município do Recife, especializando-se na área de Direito Tributário. De 1998 a 2000, o magistrado substituiu desembargadores estaduais nas câmaras de julgamento do 2º grau.

Na sessão extraordinária do Tribunal Pleno, realizada em 17 de dezembro de 2007, Francisco Tenório foi promovido por Merecimento para prover vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Seu ato de nomeação nº 2552 foi publicado na página 01 do Diário Oficial do dia 18 de novembro daquele mesmo ano. O Des. atua na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

E-mail: francisco.tenorio@tjpe.jus.br