Des. Itabira de Brito Filho Des. Itabira de Brito Filho

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Itabira de Brito Filho nasceu no Recife, em 13 de maio de 1949. Neto do juiz de Direito Francisco Itabira de Brito e filho do promotor de Justiça Itabira de Brito, o novo magistrado ingressou no Tribunal na cota do Quinto Constitucional reservada ao Ministério Público de Pernambuco, ocupando a vaga aberta pela aposentadoria da desembargadora Helena Caúla Reis.

Para seguir os passos do pai, Itabira ingressou no Ministério Público em 13 de setembro de 1974, apenas dois anos depois de concluir o curso na Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco. Como promotor de Justiça, atuou nas Promotorias de Caruaru, Arcoverde, Cupira e Paudalho. Promovido para a Capital, atuou na 16ª Promotoria de Justiça e na 20ª Procuradoria de Justiça em Matéria Criminal.

Promovido pelo critério de merecimento ao cargo de procurador de Justiça, em 1994, atuou na 9ª e na 20ª Procuradorias de Justiça em Matéria Criminal. Na Procuradoria Geral de Justiça, ocupou diversas funções e cargos de confiança. Foi corregedor auxiliar (1992), subprocurador-geral de Justiça (2007 a 2008), subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Institucionais (2008 a 2009) e subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Jurídicos (2009 a 2010).

Itabira tem três filhos seguindo a carreira jurídica: Itabira Neto é advogado no Recife; Maria Elvira é procuradora federal em Manaus e Luciano Henrique está concluindo o curso de Direito pela Unicap.

O quinto filho chama-se Francisco Itabira Varejão de Brito, nascido no ano de 2010. Além disso, o desembargador Itabira de Brito Filho tem uma irmã promotora de Justiça, a Dr. Jacy de Brito. No Tribunal de Justiça de Pernambuco, o magistrado atua como membro do 1º Grupo de Câmaras Cíveis e da 5ª Câmara Cível.


E-mail: itabira.brito@tjpe.jus.br