Des. Sílvio Neves Baptista Filho Des. Sílvio Neves Baptista Filho

Sílvio Neves Baptista Filho nasceu na cidade do Recife (PE), em 1972. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no ano de 1996. Concluiu o curso de pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2001. Atuou como conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE) entre os anos de 2004 e 2009, e entre 2012 e 2015, onde exerceu os cargos de membro julgador do Tribunal de Ética e Disciplina e Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem.

O magistrado foi sócio do escritório Sílvio Neves Baptista Advogados Associados. Atuou nas áreas de direito empresarial, bancário, trabalhista, administrativo, direito do consumidor, de família, de sucessões, societário, eleitoral, arbitragem e falências.

Oriundo do Quinto Constitucional, Silvio Neves Baptista Filho ingressou no Tribunal de Justiça de Pernambuco como representante da OAB-PE, sendo escolhido, em março de 2016, pelo governador Paulo Câmara para integrar o Judiciário estadual, após compor a lista tríplice eleita pelo Pleno do TJPE e encaminhada ao Governo do Estado. Ele ocupa a vaga deixada pelo desembargador Gustavo Lima, que se aposentou em 2015. 

O desembargador Sílvio Neves Baptista Filho tomou posse em sessão solene no dia 2 de maio de 2016. Integra a 1ª Turma da Câmara Regional de Caruaru. Atualmente preside o Comitê Gestor do Processo Judicial eletrônico (PJe) no Tribunal e a Comissão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do 2º Grau. Integra ainda a Comissão para Aplicação de Soluções em Inteligência Artificial (CIA) do TJPE. Em 3 de julho de 2019, foi designado para responder pela Coordenadoria Estadual de Família do Estado de Pernambuco. 

E-mail: gabdes.neves.baptista@tjpe.jus.br